terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Arrumar as gavetas

Não sou pessoa para fazer grandes balanços e introspeções, no entanto este ano foi diferente;  foi um ano de dúvidas e reflexões, de procura e descobertas; nunca me questionei tanto sobre quem sou, o que faço e para onde vou como neste ano; nunca tinha feito esta viagem ao interior de mim mesma ( que ainda não terminou -  será que alguma vez vai terminar ? ... ), nunca me tinha sentido tão desconfortável ao analisar o que ia descobrindo, como quem arruma uma gaveta e ao olhar para um determinado objeto não sabe o que fazer com ele; pensa para que serviu aquilo, se ainda faz falta, se ainda me identifico, se é para guardar ou deitar fora ...
Deitei muita coisa fora e guardei muitas novas, que descobri e com as quais me identifico e que vão mais ao encontro daquilo que acredito que é a minha essência enquanto pessoa e  que gostaria de acolher na minha vida e na da minha família.
Até agora vivi e aceitei sem sobressaltos o que a vida me trouxe, ou melhor dizendo aquilo que fiz dela, mas nós, inevitavelmente, mudamos, crescemos e seguimos outros caminhos; de repente aquilo que fazia sentido quando tínhamos 20 anos não faz mais sentido quando temos 30 ou 40 anos ...
Sinto que estou a chegar a um ponto de viragem; neste novo ano que se aproxima vou continuar esta descoberta, este que está a terminar serviu para delinear um esboço daquilo que eu gostaria que fizesse parte da minha vida num futuro próximo.
Vou continuar a organizar a gaveta do presente e a gaveta do futuro. Na 1ª quero muito aprender a viver o momento presente e aceitar com serenidade o que, para já, não posso mudar; estar inteira para a minha família; viver experiências que me façam feliz  mas tentar também proporcionar vivências felizes e enriquecedoras às minhas filhas e dedicar-me com o empenho e o carinho que as crianças que estão na minha sala merecem.
Na 2ª vou guardando ideias, estilos de vida, experiências, que vou recolhendo aqui e ali e com as quais me identifico nesta fase da minha vida e que gostaria de implementar; há coisas que posso introduzir já no presente, há outras que acredito que implementarei no futuro.
Entretanto vou continuar atenta " à eterna novidade do mundo " e vou fazer um esforço para que as sombras que a doença do meu pai fazem pairar sobre nós enquanto família não consigam  obscurecer o que realmente importa, que é o amor que sentimos uns pelos outros, é esse amor, essa luz , esse calor que eu quero alimentar e manter entre nós.

Feliz Ano Novo !
 
 
 
 
" O futuro é apenas uma maravilhosa interrogação; o seu alvoroço tem o sabor salgado e excitante da luta, o que virá será sempre bom e terrível, mas sempre qualquer coisa imprevisível que vale a pena ser vivida ".
 
Fernando Namora
 

sábado, 28 de dezembro de 2013

Straight from the heart

 O meu espírito natalício assim como surgiu de repente extinguiu-se  ali pelo final de Novembro ... não fiz nada, nadinha do que planeei ... shame on me :(
Mas há pessoas, que ao contrário de mim, passam das intenções à acção. Neste Natal recebi dois presentes super especiais de duas amigas que me conhecem bem .
A 1ª , uma grande grande amiga, que eu conheço desde os meus 15 anos, ofereceu-me um livro de receitas; mas não é um livro de receitas qualquer , este tem as receitas da sua família, o que o torna muuuuito especial, muito mesmo !
 As mulheres da família da minha amiga, ela inclusive, são umas cozinheiras de mão cheia, mas eu cai-me o olhinho é nos doces !
Lá em casa há sempre bolos e biscoitos, compotas e licores tudo feito pela mãe dela; logo as receitas da D. Céu são isso mesmo um pedaço de céu !
Por isso é que este presente é tão especial, para mim estas receitas familiares são muito muito valiosas, quase uma espécie de ADN que não se transmitem; receber este livro é uma prova de amor e amizade e por tudo isso o meu muito obrigada :)
 
 
 
 
O outro presente é de uma amiga que eu conheci mais recentemente mas que temos muitos gostos em comum, desde a música ( conhecemo-nos por causa da Dave Matthews Band ) até ao prazer que sentimos em fazer pequenos mimos caseiros. E foi com esses mimos que ela me presenteou este Natal; um cestinho com : doce de abóbora e noz, doce de pêra e chocolate, açucar aromatizado com laranja e um frasco com uma mistura dos ingredientes secos para fazer um bolo de chocolate e especiarias :)

 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

My favorite things

Raindrops on roses and whiskers on kittens
Bright copper kettles and warm woolen mittens
Brown paper packages tied up with strings
These are a few of my favorite things

Cream colored ponies and crisp apple streudels
Doorbells and sleigh bells and schnitzel with noodles
Wild geese that fly with the moon on their wings
These are a few of my favorite things

Girls in white dresses with blue satin sashes
Snowflakes that stay on my nose and eyelashes
Silver white winters that melt into springs
These are a few of my favorite things

When the dog bites
When the bee stings
When I'm feeling sad
I simply remember my favorite things
And then I don't feel so bad






Inspirada nesta bonita canção e pegando na ideia da Margarida, pretendo todas as semanas partilhar aqui as minhas coisas favoritas; as que me enchem o peito de alegria, as que me pôem um sorriso no rosto, as que me trazem paz ... no fundo tudo aquilo que me alimenta a alma e me faz feliz :)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Boas festas !

Depois de todas as solicitações feitas pela filhota mais velha para a sua escola; depois da azáfama própria que se faz sentir nesta altura do ano lá no colégio e cá em casa; depois de duas gripes curadas, chegam por fim alguns dias de descanso para usufruir do verdadeiro espírito natalício em casa, com a família; não importa que chova lá fora, cá dentro está quente , cheira a biscoitos, as luzes na árvore brilham dia e noite, não há rotinas nem horários, passamos o dia de pijama, lemos, vemos os clássicos da Disney, brincamos com o gato e de momento é só isto que eu quero, que eu preciso ...
 
Umas boas festas para todos !
 
 
 
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Saudade

A saudade está associada à melancolia que a ausência ou o desaparecimento de uma determinada pessoa, lugar ou vivência causa na nossa vida; normalmente define-se por um vazio no peito e a necessidade de soltar um suspiro fundo que vem cá de dentro do coração.
Mas às vezes é bom sentir saudades; é muitas vezes na ausência, mais ou menos prolongada, que conseguimos "medir" a importância que essas pessoas, lugares ou vivências têm nas nossas vidas.
Isto a propósito de eu e o meu marido trabalharmos juntos, portanto estamos juntos 24 horas por dia, 7 dias por semana; assim como a nossa filha mais nova, que tem 3 anos, e que está na minha sala, ou seja eu sou a educadora dela e passamos o dia inteiro juntas; o que não se tem revelado nada fácil, diga-se de passagem ...
O facto de estarmos sempre juntos tem muitas vantagens mas sinceramente às vezes torna-se desgastante; não digo que gostava que fossemos como a maioria das famílias, que só está junta logo pela manhã e depois à noite ( às vezes nem isso ), mas confesso que hoje, depois de passar a tarde em casa sozinha, ao ver chegar o meu marido e as minhas filhas, ao fim da tarde, encheu-me o peito de alegria, apesar de termos passado apenas algumas horas afastados, o sorriso do meu marido pareceu-me mais bonito e abrir a porta às minhas filhas e vê-las felizes por me verem fez-me sentir feliz.
Por isso acho que é importante por vezes afastarmos-nos das pessoas que nos são  importantes; assim como é bom as filhas irem passar o fim de semana a casa dos avós, também acho que é importante o casal tirar " férias " um do outro, bastava um fim de semana ... eu ando a tentar convencer o meu marido mas ele ainda não está muito para aí virado... ainda é muito old school :p
Eu só gostava de voltar a sentir saudades de o ver ...
E vocês, acham que é importante o casal de vez em quando tirar férias um do outro ?


 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Golden days

Manhãs preguiçosas na cama, dias de sol maravilhosos, um cheirinho a lareira no ar, folhas douradas por todo o lado, comidinha boa no forno, pequenos almoços e jantares com amigos, cinema com as filhotas e sobrinho ... Ahhhhh
Gostava tanto que o fim de semana tivesse três dias !
 
 
 
 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sol

Sabe tão bem fechar os olhos e por longos instantes sentir o calor do sol na nossa cara ...
 
 
 
 
 




terça-feira, 3 de dezembro de 2013