domingo, 19 de janeiro de 2014

Biblioteca de Sintra

Até tenho vergonha de admitir, mas desde que a "nova" biblioteca foi inaugurada ( em 2003 ) ainda não tinha lá entrado...
Quando andava na faculdade, e antes do boom da internet, era frequentadora assídua da biblioteca, no antigo Palácio de Valenças, entretanto terminei o curso, a biblioteca fechou e quando esta abriu a curiosidade de conhecer o novo espaço nunca se concretizou, até ontem!
Ontem decidi levar as miúdas a passar uma tarde na biblioteca; as infraestruturas são muito boas, as pessoas que lá trabalham são extremamente simpáticas mas o que eu mais gostei foi de ver a biblioteca cheia, mesmo cheia, não havia uma única mesa vazia . Além dos jovens que lá estavam a estudar, havia sempre gente a entrar e a sair, para entregar um livro ou um DVD, e pais, tal como nós, com os seus filhos .
As salas de leitura dividem-se em dois espaços: no 2º andar funcionam, em salas distintas, a ala infantil e a sala de leitura onde se encontram maioritariamente os livros, digamos, académicos; no 3º piso, numa espécie de mezzanine, funciona a outra sala onde podemos encontrar literatura mais generalista, essencialmente romances, poesia, cartoons etc.
A 3ª sala tem uma vista soberba sobre a vila velha, com as chaminés do Palácio da Vila a destacarem-se na paisagem por entre os ramos despidos das árvores; tinha tanta vontade de tirar uma foto mas não me atrevi a sacar da máquina fotográfica pois achei que seria um acto completamente deslocado e desrespeitoso ( só tirei uma na sala infantil, mas a vista não era a mesma ) ...
Passamos a maior parte da tarde na ala infantil, claro, as miúdas divertiram-se a ver os livros, a fazer jogos e a pintar; entretanto tratei do meu cartão de leitor e trouxe o 1º de muitos livros que pretendo trazer da biblioteca em futuras  ( e mais assíduas ) visitas!







o que me leva à 3ª resolução ...




5 comentários:

  1. eu adoro bibliotecas, não vou mais à de Abrantes porque detesto ter um prazo para ler livros, agora ando a ler 3 ao mesmo tempo, deixo e volto, como me vai apetecendo, só leio um livro de enfiada se estiver a gostar mesmo muito dele e dor viciante, portanto aquela coisa de ter de ler aqueles livros em x tempo stressa-me...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu leio um livro de cada vez e o prazo que me deram parece-me razoável ( até dia 10 de Fev. ), além disso podemos poupar uns trocos ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou fã de bibliotecas! Adoro a de Oeiras. É uma completa perdição!
    Porém, agora moro em Sintra, mesmo pertinho da biblioteca da Tapada das Mercês, mas nunca lá fui porque não sei o que irei encontrar (não encontro nenhum catálogo on-line).
    Sabes se existe?

    Obrigada*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fui uma vez à biblioteca das Mercês e na altura lembro-me de achá-la ampla e bem organizada mas como não tinham a zona das crianças separada havia algum barulho ...
      Gosto muito da de Sintra, fica num espaço muito interessante, vale a pena uma visita :)
      Sobre o catálogo on line sinceramente não sei ...
      Bom fim de semana Carina

      Eliminar
  4. Olá Koklikô!

    Sendo assim, na segunda irei lá dar um pulinho! :)
    Vou também aproveitar para questionar acerca do catálogo, parecendo que não, quando procuramos algo específico, dá uma ajuda muito grande.
    Obrigada pelas dicas!

    Bom fim de semana*

    ResponderEliminar