domingo, 26 de janeiro de 2014

Ovo à la coque

Os meus pais sempre tiveram galinhas e têm o cuidado de escolherem sempre uma ou duas galinhas poedeiras , portanto de vez em quando a minha mãe manda-nos uns ovinhos biológicos que têm todo um outro sabor.
Quando era criança, lembro-me que por vezes, a minha mãe fazia ovo à la coque para mim e para a minha irmã; 1º adorava as tacinhas onde eram servidos os ovinhos, quase que parecia uma peça de brincar e depois adorava o ritual de partir a casquinha com uma colher a toda a volta do ovo, abrir a tampinha e ver se o ovo tinha ficado no ponto. E ficava, perfeito!
É estranho pois quando penso nisso consigo ver-me a mim e à minha irmã, crianças, de costas, sentadas à mesa da sala com as nossas colherzinhas a bater na casca do ovo, como se eu fosse uma espectadora ... mas eu não posso ser uma espectadora de mim mesma ... a memória é uma coisa tramada!
Outro dia quando fui a casa dos meus pais, lá estavam as tacinhas no armário, perguntei à minha mãe se mas dava para também eu fazer um ovinho à la coque para as minhas filhas, ela disse que sim e ontem lá experimentei.
Há anos que não comia um ovo assim; cozeram durante 4 minutos, deviam ter sido 3, não ficaram tão bons como os da minha mãe, mas só a sensação de voltar a repetir o ritual ao fim destes anos todos na mesma tacinha trouxe-me uma sensação de conforto, gratidão e alegria de ter vivenciado essas pequenas experiências.



2 comentários: