terça-feira, 17 de março de 2015

Filhas fora...

Dia santo em casa!
No domingo as meninas foram a um aniversário na Kidzania e eu e o meu marido aproveitámos o sol para ir passear até Lisboa só os dois!
Decidimos ir até ao Martim Moniz almoçar num dos quiosques que agora há lá. Pelo que me apercebi continua a ser uma zona de negócios e lazer para as comunidades chinesa, indiana, do Bangladesh etc mas o que é de louvar é que com esta iniciativa o Martim Moniz deixou de ser uma espécie de gueto para se tornar num espaço cosmopolita e dinâmico, onde todos são bem vindos e todos convivem e usufruem deste espaço privilegiado mesmo no centro da cidade.
Neste novo Mercado de Fusão existem cerca de oito quiosques com uma oferta gastronómica abrangente que vai desde um quiosque peruano com os conhecidos ceviches, passando por um vegetariano, um de hambúrgueres, um de hot dogs, um vietnamita entre outros, com propostas interessantes, como é o caso do P.A.U.S onde nós almoçamos, um quiosque que serve pequenas espetadas com inspiração asiática, com salada e/ou batata frita com flor de sal e sementes de papoila( entre outros acompanhamentos).
Eu gostei imenso do conceito; as espetadinhas estavam deliciosas e o ambiente era muito descontraído; havia famílias de origem asiática , assim como turistas e lisboetas a aproveitar este sol de Março.
Mais uma aposta ganha na reabilitação de espaços urbanos outrora negligenciados e agora novamente devolvidos à cidade!
Depois do almoço subimos até ao Largo do Intendente, uma zona da cidade que já teve muito má fama por causa da droga e da prostituição, mas que agora, de cara lavada e com novos espaços a abrir começa a ser frequentado por todo o tipo de gente, muito por causa da loja "A vida portuguesa" que funciona na antiga fábrica Viúva de Lamego e também de um café muito simpático que se chama "O das Joanas" que fica mesmo ao lado.
É provável que alguns dos antigos problemas ainda se mantenham mas pelo menos já não são tão visíveis; visível são os inúmeros edifícios degradados que precisam de uma intervenção urgente; a autarquia tem vindo a actuar nesse sentido mas ainda há muito para fazer ...





Este edifício é um dos mais emblemáticos do Intendente e é um dos muitos que existem pela cidade galardoado com o Prémio Valmor . Por incrível que parece passei rente e não dei por ele ... acham isto normal ? Eu não -_- eu que ando sempre com o nariz no ar não reparei neste edifício ... não posso levar à paciência!!

Estive sentada nesta estrutura e nem sabia que era da autoria da Joana Vasconcelos e que tem como nome " Kit Garden". Fica aqui a foto com uma perspectiva do Largo do Intendente que eu também não tirei ...


Está visto que tenho de lá voltar ... quem quer ir comigo brunchar ao das Joanas? ;)



3 comentários:

  1. Olá Dulce, há uns anos trabalhei na recuperação de um edifício a escassos metros do largo do Intendente. Era horrível e deprimente o que se via por lá. A prostituição era mais que muita e ordinária e os drogados injetavam-se à nossa frente. Hoje em dia está bem melhor e tem se conseguido regenerar a zona, apesar de , como dizes e bem, os problemas não terem sido todos sanados, e se de dia andas lá com relativo à vontade, à noite já não se pode dizer o mesmo. Não sabia era destas "tasquinhas" e qualquer dia terei de ir conferir. Vou é muitas vezes às lojas de aviamentos do Martim Moniz, tem de tudo e a preços simpáticos!Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Val! Pelo que vi durante o passeio na Rua da Palma, e toda a envolvência, não é das zonas da cidade mais pitorescas ( digamos assim) mas tem pormenores interessantes, alguns edifícios são muito bonitos, mas de facto o largo do Intendente, depois da reabilitação, parece um oásis no meio de um deserto urbanístico ( em termos de interesse).
    Como era domingo não havia muito movimento na rua, talvez por isso não tenha visto nada que normalmente se vê nessa zona :)
    Da próxima vez que fores fazer as tuas comprinhas no Martim Moniz, se os quiosques estiverem abertos, para um pouco para petiscares ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. isto parace-me TÃO bem!!! Tenho imensas saudades de Lisboa!! beijinhos

    ResponderEliminar