sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Janelas e azulejos - Sesimbra

Num destes domingos fomos passear a Sesimbra; durante muitos anos passei férias nesta pequena vila, mas para mim Sesimbra resumia-se a praia e peixe.
Já não ia lá há algum tempo e é curioso que, com o passar do tempo em que com a idade os nossos interesses mudam, constatei que nunca tinha apreciado devidamente a vila em si, sempre me foquei no mar e desta vez olhei para as casas e gostei tanto daquilo que vi; muitos dos edifícios têm as fachadas forradas com bonitos azulejos e têm também aquele friso junto ao beiral de que eu tanto gosto, além dos azulejos também as janelas e as varandas são muito bonitas. 
Muitos dos edifícios são do início do século passado, alguns já estão muito degradados mas outros ainda estão em perfeitas condições e são habitados.
Como ia com a minha família em passeio não pude fotografar com a atenção e a calma com que tinha vontade, por isso algumas fotos ficaram tortas.
Estas são as fotos só de alguns edifícios, muitos outros ficaram por fotografar, fica para uma próxima vez ...














Aqui poderão ver outros posts que escrevi sobre janelas e azulejos : 1 2 3 4

Encontrei estas composições com os azulejos de Sesimbra de que gostei particularmente.
Podem ver mais fotos do autor aqui .




8 comentários:

  1. que maravilha! adoro padrões de azulejos! e é algo tão nosso :)

    ResponderEliminar
  2. Oh, estiveste perto da nossa casa! :) Gosto muito desses azulejos
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Rui
    Engraçado, nas últimas ferias, já lá vão quatro anos, deu-me para fotografar a azulejaria de Sesimbra, é uma pena que grande parte esteja a degradar-se ou a desaparecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, infelizmente é uma realidade que se pode ver um pouco por todo o país ... mas pode ser que essa tendência se inverta, já que há cada vez mais gente a interessar-se por esta vertente do nosso património :)

      Eliminar
  4. Será que algum internauta me sabe indicar um ceramista que faça painéis de azulejo sobre o cabo espichel? gameirodias@netcabo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas que já tenha painéis feitos sobre o Cabo Espichel ou que os faça por encomenda ?
      Se vir alguma coisa digo :)

      Eliminar