sábado, 8 de junho de 2013

Slow Living

Acho que todos nós, num determinado ponto da nossa vida , nos interrogamos sobre o sentido desta correria desenfreada e depressa chegamos à conclusão que não faz sentido absolutamente nenhum. Sem darmos conta vemo-nos dentro de uma máquina gigante que não para de rodar e vemo-nos como mais uma peça de engrenagem dessa máquina da qual não conseguimos sair.
Todos nos dizem " não podes sair " " É assim com toda a gente " " O que é que queres fazer ? " " Não podes parar "... e nós continuamos , para onde quer que olhemos vemos as outras pessoas a fazer o mesmo, não estamos muito satisfeitos mas continuamos " Vou fazer o quê ? Preciso do dinheiro " ....

Consideramo-nos um animal racional, um ser superior ... really ?! Como é que seres tão inteligentes criam uma sociedade de auto escravatura ? De total dependência do dinheiro ? Como é que é possível haver tanta gente a sofrer, a passar tantas necessidades e a viver uma vida miserável por causa de uns pedaços de papel ?

A realidade é que todos precisamos de um tecto, todos precisamos de comida, de roupa e calçado e  estas necessidades básicas são quase exclusivamente asseguradas pelo dinheiro e quando este falta essas necessidades ficam dramaticamente comprometidas.

Há quem opte pelo corte radical com este modelo sócio- económico outros optam por ir fazendo mudanças graduais de modo a recuperarem algum controlo das suas vidas que lhes escapam por entre horários apertados e compromissos laborais .

Muitos de nós já começaram a introduzir algumas mudanças, optando por abrandar o ritmo e estabelecendo melhor as suas prioridades e gerindo melhor o seu tempo permitindo-se assim usufruir mais da família e de tempo de lazer de qualidade.

Deixo aqui alguns links para quem, assim como eu, procura uma vida mais calma e mais equilibrada; não há instruções apenas algumas linhas orientadoras, de resto é um constante work in progress ;)

Carl Honoré

Slow Movement Portugal

The slow movement

 Downshifting






" Go confidently in the direction of your dreams. Live the life you have imagined. "


Sem comentários:

Enviar um comentário