segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pessoas

O meu sogro esta semana fez 80 anos. O meu sogro é provavelmente a pessoa mais interessante e inteligente que eu conheço, é a única pessoa com quem tenho conversas absolutamente diferentes do habitual e por vezes desconcertantes, que nos obriga a pensar e a argumentar de uma forma pouco usual nas conversas de todos os dias com outras pessoas; é uma pessoa extremamente interessada e que reflecte verdadeiramente sobre aquilo que ouve e lê, ele percebe de História, geografia, política, filosofia, literatura ... sabe datas históricas, nomes de políticos nacionais e internacionais e o que cada um defendia na altura; cita escritores e poetas comparando situações com determinadas passagens de um livro que leu do Aquilino Ribeiro ou do Eça de Queirós; fala de Kant, Descartes ou Hegel com a maior clareza e naturalidade; detecta erros que ninguém mais liga pois se a frase está no pretérito mais que perfeito o verbo não pode estar  noutro tempo qualquer; e é um visionário, por vezes diz-nos que deviam inventar assim uma coisa mirabolante e anos depois lemos num qualquer artigo que um cientista qualquer criou justamente aquilo que ele nos tinha dito!
Foi o último de 10 irmãos, cresceu numa casa de granito numa pequena aldeia da beira, aos 12 foi para um seminário, estudou muito, aprendeu,viajou, viu muita coisa boa mas também muitas más e aos 21 decidiu que não queria ser padre e saiu.
Começou a dar aulas ao 1º ciclo, conheceu a sua futura esposa, que também era professora, fundaram um colégio ( o 1º colégio com turmas mistas no Cacém); ao longo da sua carreira não se limitou a debitar matéria, formou homens e mulheres que ainda hoje falam dele com carinho e admiração e que inclusive criaram uma página no Facebook onde trocam memórias das vivências que o meu sogro lhes proporcionou, dizem que nunca tiveram um professor melhor!
Adoro o meu sogro  e é com grande alegria e uma enorme honra que sou amiga de uma pessoa como ele!
Espero que a vida ainda lhe reserve muitos anos com saúde e que possamos todos continuar a usufruir da sua maravilhosa companhia!





Ontem ao almoço, depois de cantarmos os parabéns, saiu-se com esta ;)

Nasci na mais alta serra
Na aldeia do Marmeleiro
Sonhei abraçar a Terra
E o Universo inteiro.

Estudei a Natureza
O Homem e o próprio Deus
E descobri a riqueza
Da amizade dos meus.

Amigos, filhos e netos
Entraram nesta aventura
E são os sonhos concretos
Coloridos de ternura.



6 comentários:

  1. Lindo! Parabéns pelo aniversário e por tudo o resto!

    Deixa-me dizer-te...o teu sogro é aquário, claro que é um visionário ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ! Nem sei se é Aquário, que eu de signos não percebo nada, mas que é um homem muito à frente lá isso é ;)

      Eliminar
  2. também tinha um sogro que adorava...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah ia a dizer que cada um tem aquilo que merece mas ninguém merece aquilo que te saiu na rifa :p

      Eliminar