quinta-feira, 6 de março de 2014

Março

Aposto que também temos uma espécie de sementinha dentro de nós que começa a germinar assim que o sol decide aparecer com mais assiduidade, deve ser o tal sentimento telúrico de que Miguel Torga falava, que nos dá vontade de pôr as mãos na terra e restabelecer aquele contacto ancestral que foi interrompido pelo Inverno.
Na terça quando acordei e vi que estava sol fui impelida para o terraço e lá passei boa parte da manhã; os bolbos das tupilas, frésias, muscaris e narcisos plantados no Outono já começaram a germinar, mondei as ervas daninhas da maior parte dos vasos e mudei-os de lugar, onde antes estavam abrigados da chuva estão agora colocados ao sol; comecei a pensar no que gostaria de plantar este ano no terraço; o Almanaque Borda D'Água diz que no mês de Março é altura de semear na horta: abóbora, beterraba, couves, nabiça, ervilha, espinafre, feijão, melancia, melão, pepino, salsa, tomate etc
E no jardim : amores perfeitos, cravos, crisântemos, dálias, bocas de lobo e chagas.
Lá na horta o meu sogro costuma semear quase tudo, eu este ano gostava de semear abóboras e cenouras lá no Chão Verde porque ambos dão-se muito bem em terrenos arenosos; quanto às flores vou experimentar as dálias.
 O problema é que não sou só eu que ando com vontade de jardinar, o meu amigo Riscas tem andado maluco aos saltos por entre os vasos; já no Outono quando plantei os bolbos tive de inventar umas proteções com as grelhas do grelhador e aquela prateleira do micro-ondas para ele não remexer a terra  mas tenho de pensar noutras soluções porque ele mesmo assim consegue enfiar as patinhas e escaranfunchar onde não deve ...






3 comentários:

  1. Por aqui ainda está demasiado frio para começar as sementeiras lá fora, mas é exactamente como dizes, chega Março e uma pessoa sente um bichinho a mexer-se cá dentro! Essa ideia para proteger as sementeiras está de génio!

    ResponderEliminar
  2. as minhas favas estão uma miséria por causa da chuva, as nabiças foram atacadas pelos caracois mas as couves estão muito bonitas, tenho grelos, lombardas e coração de boi. agora começa a altura, ando-me a passar é com tanta erva..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já li que pratos com cerveja distribuídos pela horta são bué eficazes contra os caracóis! Tens de experimentar ;)
      Mas é mesmo a sério!

      Eliminar