domingo, 8 de junho de 2014

Aprender

Pois é, passo muito do meu tempo a sonhar acordada ... na minha cabeça consigo ver the big picture, mas olhando atentamente vejo que esta é formada por muitas pecinhas de puzzle que terei de ir encaixando para conseguir formar o tal quadro que vejo nos meus sonhos.
Ontem encaixei mais uma pecinha; participei num workshop de pão.
Podia ter lido receitas em livros, ou visto tutoriais na internet mas preferi aprender com quem já sabe, preferi ver in loco, ouvir os conselhos de quem já faz pão há muito tempo e seguir as suas orientações; ouvir falar sobre os vários tipo de farinha, como fazer o nosso próprio fermento, os tempos de levedação,os vários tipos de pão, sentir a massa nas mãos, amassá-la e perceber que está no ponto, dar-lhe forma, sentir o cheiro a lenha a crepitar no forno, colocar o pão no forno, vedar a porta com massa e esperar enquanto se conhecem outras pessoas, outras vidas, outros sonhos; passear na Quinta, sonhar acordada mais um bocadinho até o António me chamar!
Está pronto! Que excitação! Abre-se a porta do forno, lá estão eles tostadinhos e a fumegar e cheiram tão bem ... na mesa já há manteiga, homus ( ou hummus ) de favas, azeite com alho e  especiarias e chá de lúcia lima :)
Cada um de nós come o pão que amassou, eu fiquei muito orgulhosa dos  meus, estaladiços por fora e fofos por dentro, então com a manteiga a derreter que maravilha!
Parece que nunca tínhamos comido pão, parecíamos umas crianças todos contentes com os nossos pãezinhos ... foi muito giro, agora é só praticar, praticar, praticar! Tenho taaanto para aprender e mal posso esperar !










3 comentários:

  1. Deve ter sido um dia maravilhoso Dulce. Tal como tu também aprendo melhor quando aprendo com alguém... não sei explicar, mas "entra-me" melhor do que quando aprendo através dos livros ou da internet!

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!! Só o aspecto estava fantástico. E concordo tanto com o que dizes, não há nada como ver ao vivo, experienciar e conviver, em tudo, não apenas nos "pãezinhos". :)

    ResponderEliminar
  3. adorava ter uma aula dessas, embora veja a minha vizinha a fazer pão e tenha um forno a lenha, mas tenho preguiça, na máquina é mais rápido... shame on me. beijinhos

    ResponderEliminar