sábado, 28 de junho de 2014

Cidade viva!

Já muito se falou (e escreveu) sobre o assunto que trago aqui; Lisboa está na moda (também toda a gente já sabe disso) e está cada vez mais bonita, mais cosmopolita e com mais pinta!
Adoro Lisboa e gostaria de deixar aqui uma espécie de agradecimento ao que se tem feito em e por Lisboa.
Ainda há muito por fazer e o que acaba por imprimir esse encanto à cidade acaba por ser a principal raiz dos problemas de uma cidade tão antiga como esta; falo da degradação dos edifícios e de alguns espaços urbanos.
No entanto é possível recuperar esses espaços, reforçando as suas fundações, erguendo paredes, devolvendo-lhes o corpo que há muito declinava, mas respeitando o seu espaço e a sua história e devolvendo-lhes a vida.
Aconteceu isso na zona das Docas, depois com a Expo98 e mais recentemente com a reabilitação de zonas antes degradadas e agora pontos de encontro altamente agregadores e dinamizados, como o LxFactory, Martim Moniz, Intendente e mais recentemente as intervenções fantásticas que fizeram nos Mercados de Campo de Ourique e da Ribeira, espaços moribundos, onde ia cada vez menos gente e que agora recebem um novo fôlego, onde podemos encontrar as tradicionais bancas de produtos com espaços modernos de restauração.
Na semana passada fui comemorar o meu aniversário ao Mercado de Campo de Ourique; eram oito e tal da noite e ainda havia senhoras a vender fruta, legumes e flores nas suas bancas; enquanto havia pessoas que petiscavam outras aproveitavam para fazer umas comprinhas e dar dois dedos de conversa com a senhora dos manjericos.
Confesso que gostei de ver um espaço tradicional, até há bem pouco practicamente às moscas, cheio de vida!
Lisboa está bem de saúde e recomenda-se ;)

a 1ª foto é daqui onde podem ver outras do Mercado

As que se seguem são minhas





( as fotografias não estão nada de especial ... ainda me sinto muito acanhada ao tirar fotografias onde haja muita gente a olhar :p )
  

6 comentários:

  1. Olá!! concordo inteiramente contigo e até assino por baixo. Lisboa está a todo o vapor, com uma oferta super interessantes e locais charmosos para se frequentar. Não há dúvidas que a palavra de ordem é reabilitar os espaços, e não conceber novos. Quanto às tuas fotos, não acho nada más, antes pelo contrário, estão até kind of artsy! Já perdi a vergonha de fotografar em sítios públicos, a não ser quando me proíbem mesmo.
    Quanto ao teu gentil comentário sobre a toalha: sim estou "à rasca" com as nódoas dificeis, e acho que vinho é coisa que não se poderá servir quando a estivermos a usar, Lol !
    O terraço está mais ou menos, mas dá muito trabalho. São as flores que ganham bicho, o meu dedo que é tudo menos verde, a pintura que descasca com o inverno, o banco que está nas últimas de tão ressequido. Enfim, e depois só é efetivamente usado durante poucos meses. Gostamos mesmo é de almoçar ali , sobretudo aos domingos! Tens que colocar mãos à obra no teu. Espaços muito grandes são tão difíceis como espaços muito pequenos! Há que ter imaginação. Beijinhos e bom domingo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Portanto nada de gorduras, café, chocolate,vinho ... :D
      Boa semana!

      Eliminar
  2. Tenho TANTAS saudades de Lisboa… tantas! Quando vamos a Portugal o tempo nunca dá para tudo por isso já não vou a Lisboa há uns anos. Adoro Lisboa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um casal amigo que se queixa do mesmo. Quando vêm cá acabam por passar todo o tempo na terra com a família, até que este ano decidiram dar uma escapadinha até à capital em segredo ;)

      Eliminar
  3. Adoro estas revitalizações destes espaços, em Santarém tb temos um mercado lindíssimo que precisava de algo assim e que pela envolvente de certeza que seria um sucesso...

    ResponderEliminar
  4. aqui a cidade de Abrantes podia aprender alguma coisa com Lisboa...

    ResponderEliminar