segunda-feira, 23 de junho de 2014

Para variar

Este ano, em vez da tradicional festa de final de ano lectivo  [que para quem trabalha no meio sabe que pode ser extremamente penoso tanto para os adultos como para as crianças, com todos os ensaios de canções, danças, poemas, marchas, realização de adereços etc etc quando a única coisa que já só nos ocupa o pensamento são as férias ...] pensei em fazer algo de diferente; após alguma reflexão, pesquisa e contactos, pensei que o ideal seria organizar um encontro entre as famílias, fora do ambiente escolar, onde pudéssemos todos conviver de forma descontraída.
Contactei a Naturanima e optei por passarmos uma manhã na Reserva de Burros.
Entre passeios de burro e jogos tradicionais, todos passamos um bom bocado, onde conversamos, rimos  e simultaneamente ajudamos uma causa.
Os burros, outrora animais que se viam um pouco por todas as aldeias, de norte a sul do país, são animais que enfrentam uma forte probabilidade de extinção no nosso país. A maioria são animais velhos, assim como os seus donos, que como todos nós infelizmente sabemos, nem sempre tratam os seus animais com o cuidado e respeito que eles  merecem.
Esta Associação ( que trabalha em parceria com a Reserva) resgata estes animais aos donos que os negligenciam e/ou maltratam e uma vez na Reserva são devidamente cuidados e apaparicados.
Como não têm apoios absolutamente nenhuns, sobrevivem com as receitas dos passeios e de donativos.
Nós gostamos muito e recomendamos! Posso dizer que as crianças adoraram a experiência mas o mais engraçado foi ver alguns pais ainda mais entusiasmados!! ( os passeios de burro são só para as crianças, os adultos acompanham).









Depois de sairmos da Reserva fomos todos para o Jardim do Cerco em Mafra onde fizemos um mega piquenique! O balanço foi mais que positivo, todos adoraram e eu fiquei muito grata e feliz com este convívio e por ter oportunidade de conhecer melhor os pais :)





5 comentários:

  1. Mas que ideia fantástica Dulce! Acho que experiências destas podem mesmo ter um impacto muito positivo no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. As festas de fim de ano são giras e também importantes, mas acho que tiveste uma ideia excelente ao trocar a festa por esta experiência!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Margarida! Em vez de três horas de stress foi um dia inteiro de sorrisos e brincadeiras :)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Se calhar até agradecem que adoptes um burro! Liga para a Associação se achas que tens condições para ter um burrinho ;)

      Eliminar