quarta-feira, 23 de julho de 2014

Se calhar é isso ...

Dizem que a vida começa aos 40 ... estou com 38, se calhar estou numa espécie de pré estágio em que tudo o que apreendi nestes anos todos me vai ajudar a decidir como quero nascer aos 40.
Estou outra vez naquela fase em que sinto que nada bate certo, sinto que parecemos todos uns robots saídos de uma linha de montagem e que temos todos de nos comportar de uma determinada maneira porque foi assim que fomos educados e porque foi assim que a nossa sociedade convencionou como certo.
O mais assustador é que acabo por transmitir este "modelo" às minhas filhas, oiço-me a dizer à mais velha que tem de estudar, que tem de tirar boas notas, que tem muitos anos de estudo pela frente e não se pode desleixar ... what's de point anyway ? para ter uma vida de formiguinha?
Tenho pensado muito muito muito, sei mais ou menos o caminho que gostaria de seguir mas o facto de ter duas filhas e o medo de não ter uma fonte de rendimento que nos proporcione uma certa estabilidade e segurança impede-me de dar o 1º passo.
Sei que o que quero está do outro lado, agora tenho é de ganhar coragem para dar o salto ...
Estou farta disto tudo e sinceramente, mais que umas férias preciso é de um ano sabático para pôr as ideias em ordem!


7 comentários:

  1. Fiz 30 este ano e estou na mesma, força, dá o salto!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te tãao bem! Também ando farta destas regras sem sentido que a sociedade impõe, desta rotina estúpida, e de ter medo de mudar!!! Torço por nós duas e que um dia nos dê um laivo de loucura que nos permita dar o salto :D

    ResponderEliminar
  3. Se bem que, às vezes, acho que só o facto de estares a questionar as coisas e a pensar a vida em vez de te limitares a vivê-la como um autómato entorpecido quer dizer que já estás a fazer o caminho certo e a dar o salto. Muitas vezes já vamos no ar e ainda não sabemos. :) Estás só 2 anos à minha frente, vai desbravando caminho que estou mesmo atrás!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo acrescentar mais nada às tuas palavras. É mesmo isso Raquel :)

      Eliminar
  4. Acho que estamos muitos nessa fase que tu citas, em que nada dá certo, e a rotina esmigalha-nos. Já passei dos 40 há muito, aliás estou praticamente na dezena a seguir, o que posso te dizer dos quarenta, é que nos dá mais sabedoria e tranquilidade, principalmente para ouvirmos mais e falarmos menos, e para tolerar também. Tolerar a sandice dos outros sem que isso nos afete. Bj

    ResponderEliminar
  5. O medo da mudança, do desconhecido, do incerto alarga o abismo entre o cá e o lá...
    Neste momento estou na beirinha do precipício a olhar para o outro lado, vou tomando balanço ... a ver se não caio ...

    Obrigada pelas vossas palavras e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Saber o que se quer é já um grande passo. O salto…é uma questão de timing, e este apenas se sabe no momento exacto. É uma questão de intuição, está cá dentro, aí dentro de ti! Também concordo que havendo filhos, todo e qualquer salto, deve ser ponderado. Por outro lado, tal como dizes, estamos a educá-los com base na forma como fomos educados…e isso leva-os onde? Na melhor das hipóteses, ao mesmo lugar onde estamos hoje…à beira do penhasco, sem saber qual o caminho a seguir ou como fazer para saltar. Devíamos dar-lhes bases mais sólidas para, quando chegar a vez deles, poderem saltar sem medos. E como se faz isso? Se alguém desse lado souber, partilhe, pf!
    Um beijo enorme e muita força para o salto, seja ele quando for! <3

    ResponderEliminar