quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Hoje é o dia!

Já aqui mencionei que tenho resistido às várias plataformas virtuais que existem hoje em dia, mantendo só o meu blogue e a minha página no Facebook.
Acompanho alguns blogues, através dos quais conheci pessoas interessantes e inspiradoras, umas apenas virtualmente outras já tive o prazer de conhecer pessoalmente.
Esta ideia já andava a fermentar na minha cabeça há algum tempo : desligar-me da rede e reaprender a ligar-me ao que de facto é essencial: à minha família, a mim e à vida em geral!
O mundo virtual é um escape que estava a ocupar um papel demasiado grande na minha vida, estava a tornar-me apática, dormente, insensível ao que realmente importa neste momento: as minhas filhas e o meu marido.
É claro que preciso de ter o meu espaço, a minha bolha, mas o computador é um buraco negro que aos poucos suga a nossa vida.
Quero ler mais, quero brincar mais, quero cozinhar, quero jardinar, passear ... quero viver mais!
Como não estava a saber gerir o tempo que passo online da forma que eu desejaria, porque os 20 minutos transformavam-se facilmente em 2h, decidi hoje que vou desligar-me , não sei se temporaria ou definitivamente ( o tempo o dirá) mas hoje é o dia! Vou cancelar a minha conta no FB e colocar o meu querido blogue em modo de hibernação; basicamente o que manterei será a minha conta de email onde terei todo o gosto de receber uma ou outra novidade vossa ou até quem sabe um convite para um café ( ver endereço no perfil) ;)
Foi realmente um prazer ter-vos por aqui, foi um prazer ler-vos também e adoraria conhecer muitas de vós ... portanto keep in touch ;)
Obrigada <3

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Do meu terraço ...

Com os movimentos da Terra é raro ver o sol por-se tão perto do Palácio da Pena. Hoje foi um desses raros momentos; tive a felicidade de estar no terraço neste momento tão bonito, a que as fotografias não fazem jus pois não conseguem de todo captar a luz e  a beleza de um momento tão especial como este pôr do sol ...
Mas como foi um momento tão bonito, que tive o privilégio de presenciar, quis partilhar aqui o registo convosco :)








terça-feira, 23 de setembro de 2014

Goodbye Summer, Hello Autumm

Chego a casa sozinha, cheira a torradas no 3º andar, alguém ouve um c.d só de piano ... estou a gostar de ouvir mas não consigo identificar ... muito genérico de série de N.Y. mas gosto.
Já é Outono, só no Outono a luz do fim de tarde tem este tom dourado que apazigua tudo em volta .
Leio um pouco sentada na cama com o gato a dormitar nas minhas pernas ... tão bom.
Há silêncio, as meninas chegam mais tarde com o pai.
Tanto para fazer mas não quero saber, vou aproveitar a golden hour com tudo a que tenho direito : livro, gato, leite e um travesseiro e esta luz como companhia ...
Bem vindo Outono :)



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Vizinhos

Tenho a sorte de viver num prédio onde tratamos os vizinhos pelo nome, onde se trocam mais palavras do que os habituais bons dias e onde de facto se exercem as prácticas de boa vizinhança: respeito e solidariedade.
Sei que há sempre quem me desenrasque uma cebola ou 3 ovos ou uma caneca de farinha ou outra coisa qualquer, assim como eu tenho todo o gosto em ajudar quem me vier bater à porta.
Este fim de semana, o nosso vizinho da frente, que trabalha em alumínios, veio instalar uma gateira na porta da cozinha, em troca ofereci-lhe um saco de pêras e cebolas que trouxe de casa dos meus pais :)
O mundo seria tão melhor se simplesmente fossemos educados uns com os outros e mostrássemos gratidão pelos pequenos gestos do dia a dia ...




Autora : Madalena Matoso via


terça-feira, 16 de setembro de 2014

Freedom


Afinal o tão anunciado Verão foi sol de pouca dura ( literalmente); depois de apenas uns dias de sol a chuva chegou em força (embora o calor se mantenha :p).
Com a chuva a roupa para lavar começou a acumular-se e a tampa do cesto já nem fechava; no sábado aproveitei uma aparente trégua da chuva e lavei praticamente tudo!
Se  há um ano atrás andava desorientada porque não estava a conseguir dar conta da montanha de  roupa que se ia acumulando e que tinha para passar, de lá para cá decidi não me chatear mais com a roupa.
A principal medida tem a ver com o facto de ter decidido deixar de passar a roupa a ferro. Para isso, depois de lavada, sacudo-a  bem e estendo-a direitinha e quando a apanho tenho o cuidado de a colocar  direitinha em cima da cama; o ideal é dobrar logo a roupa e colocar de parte as peças que precisam mesmo de serem passadas a ferro. Posso dizer que reduzi em cerca de 80% o volume de roupa que tenho para passar, tornando-se assim muito mais fácil manter a roupa organizada assim como a  minha sanidade mental!
Este post vem a propósito de um outro post  que li e que achei engraçado pois revejo-me completamente nas suas palavras  :)
E vocês, qual é a vossa rotina para tratarem da vossa roupa?




domingo, 14 de setembro de 2014

Reflexões

Cá estamos nós nas vésperas de mais um regresso às aulas. Já fui à reunião, já comprei o material escolar e amanhã lá vou eu deixar a mais velha na escola, enquanto a pequenita vai comigo para o Colégio ( este ano está outra vez comigo).
Na reunião a professora lembrou-nos que este ano vai ser particularmente exigente pois lá para Maio temos os Exames do 4º ano ...
What's the point?? A sério. Cada vez mais me questiono sobre o nosso sistema educativo; eu sei que basicamente sempre foi assim, com algumas nuances desde o tempo dos nossos pais, mas basicamente o objectivo é empinar matéria, quase como se fossemos uns gansos a sermos preparados para nos tornarmos em foi gras !
É esta imagem que ultimamente me persegue, a minha filha com um funil nos ouvidos e a professora a debitar matéria até o cérebro dela se transformar em papa ...
Ela gosta de andar na escola, ela gosta da professora, até tem boas notas, mas é demasiada matéria demasiadamente formatada, sem dar margem absolutamente nenhuma à criatividade, sem dar azo a que se coloquem questões e quando estas são colocadas a resposta é só uma : o programa é este, a matéria é esta e tu tens de aprender! E aprender é muito mais do que isto, aliás aprender nem tem nada a ver com isto ... mas isso daria aqui pano para mangas!!
Eu própria estou enleada nesta teia, porque sou educadora de infância, e nos últimos anos a educação pré escolar tem sofrido uma pressão tremenda para ficar cada vez mais escolarizada, e curiosamente essa pressão vem por parte dos pais; cada vez mais se exige que as crianças aprendam a escrever, a ler e a fazer cálculos matemáticos desde tenra idade, desvalorizando-se a importância de brincar, de observar, de questionar, de criar ...
É tão mais fácil compactuarmos com o sistema... quando chegou a altura da minha filha mais velha ir para o 1º ano nem equacionei outra alternativa mas agora tenho reflectido tanto sobre o assunto, até porque a mais nova vai fazer quatro anos e em breve chegará a altura de também ela ingressar no 1º ciclo...
No nosso país o ensino doméstico é já uma realidade ( rara) nalgumas famílias, mas, um pequeno parênteses,  isso implica que um dos pais fique em casa enquanto o outro vá trabalhar de forma a terem uma fonte de rendimento o que no nosso país é um bocadinho complicado para o comum dos mortais... mas, voltando ao assunto, pelo que sei também estas crianças têm de fazer os exames, logo têm obrigatoriamente de aprender as matérias; no entanto a margem de manobra é incomparavelmente maior quando se ensina em casa, o ritmo é outro, as linguagens são outras, há a possibilidade de se explorarem outras temáticas das mais diversas maneiras e a troca de saberes dá-se de uma forma muito mais estreita, pessoal, humana e não de forma autómata como se dá nas nossas escolas, mesmo que os professores sejam pessoas incríveis, como é o caso da professora da minha filha, mas isso não basta pois não ?



Deixo-vos aqui dois exemplos de homeschooling, um nacional e outro internacional. Sigo ambos os blogues nos quais, além do ensino doméstico, são abordados muitos outros temas interessantes.


Fica ainda aqui o link para a Associação MEL que defende e promove formas alternativas de educar os nossos filhos.







sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pão

No fim de semana passado fui ao aeroporto buscar uma amiga que regressava de S.Francisco.
Decidimos ir tomar o pequeno almoço ao Eric Kayser no Chiado; já tinha ouvido falar tanto deste espaço mas nunca tinha lá ido e domingo foi o dia!
Pedimos o menu pequeno almoço que consiste numa bebida quente, um sumo de laranja natural, um croissant ou um pain au chocolat ( em  francês soa melhor :) ), uma taça com algumas fatias de diferentes tipos de pão e finalmente um frasquinho de doce, mel e manteiga.
O pão é realmente muito bom e fiquei com vontade de regressar para conhecer um pouco melhor o que eles lá fazem.
Uma das lembranças que a minha amiga trouxe de S.Francisco foi um magnífico pão da conhecida casa Tartine; um pão enorme, com uma crosta estaladiça e uma boa textura e consistência com um sabor ligeiramente azedo; é delicioso para todo o tipo de sandes e também para torradas. Adorei!
Já que estamos numa de pão, e se o mau tempo se mantiver durante o fim de semana, estou com vontade de experimentar esta receita; pelo que li é facílima e o resultado, dizem, é bastante satisfatório; portanto como já estou a entrar em modo Outono nada melhor do que experimentar fazer pão manualmente pela 1ª vez num fim de semana chuvoso :)
Depois mostro o resultado!




receita de pão caseiro perfeito

via



Bom fim de semana!



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

S.O.S. Azulejos

Quando estudava em Lisboa e passava por alguns antiquários que existiam ali entre o Príncipe Real e o Rato, perguntava-me sempre de onde viriam algumas objectos de arte sacra, azulejos e etc
Com certeza que estas lojas só devem vender objectos cuja proveniência e legalidade não deve levantar qualquer tipo de questão ... mas nem sempre isso acontece, e o que se vê um pouco por todo o lado são fachadas de edifícios, mais ou menos nobres, serem completamente delapidados ao longo dos anos.
É triste, é preocupante e é criminoso atentarem sobre o património alheio e no fundo património que acaba de ser de todos nós; os azulejos são um dos ex libris do nosso país devemos preservar e não destruir, saquear e vender o que pertence a todos nós.
Não poderia deixar de concordar e partilhar este post da Rosa Pomar.
Da próxima vez que virmos azulejos à venda devemos questionar a pessoa da sua proveniência, de forma educada condenar a atitude e NÃO COMPRAR!


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Literatura Infantil ( ou não) - Lisboa

Este foi outro dos livros que não resisti a comprar na Feira do Livro; já o tinha namorado há uns tempos atrás e não resisti às ilustrações maravilhosas sobre Lisboa!
Estas são só algumas, lá dentro há muitas mais que valem a pena serem apreciadas :)











Estas duas últimas ilustrações são dos jardins da Gulbenkian; nas férias fomos lá passar a tarde; já não ia lá há algum tempo e de facto é um dos espaços mais cool da cidade! Vê-se famílias e amigos a fazerem piqueniques, pessoas sozinhas ou com a sua cara metade a ler, aliás o que se vê mais são pessoas a ler um pouco por todo o lado, o que é fantástico!
O jardim é muito bonito, com imensos recantos acolhedores, além disso no edifício principal há sempre exposições que valem a pena uma visita e ao domingo não se paga ;)
Gostei imenso do ambiente e recomendo um passeio!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Voltar


A última semana de férias foi passada no nosso Chão Verde a recarregar as baterias para mais um ano de trabalho.
Entre passeios no pinhal, visitas da família e amigos e tardes tranquilas passadas a ler um bom livro, fui fazendo o exercício de mentalização de que regressar ao trabalho ia ser bom; de que regressar a casa às pequenas rotinas e gestos do quotidiano iam saber-me bem, que o fim do Verão e a aproximação do Outono  me iriam trazer paz e recolhimento,me devolveriam a vontade de fazer compotas e bolos, vontade de ir ao mercado comprar abóboras e procurar bagas na beira da estrada; de vestir uma roupa mais quente e calçar as pantufas, enquanto bebo a minha caneca de café com leite e vejo as árvores dos quintais dos vizinhos a mudarem de cor.
Estava tudo a correr tão bem, já estava tão mentalizada ... até levar com 36º graus em cima no meu 1º dia de trabalho e só pensar no que estava a fazer àquela hora nas minhas ricas férias ... snif snif ... afinal eu ainda não estou preparada para voltar ... quero mais uma semaninha de férias pode ser?

passeios no pinhal


a rede do meu pai que serviu para pescar os insectos na piscina



figos dos papás

cores que já lembram o Outono

o gato do vizinho voltou a ir passar férias connosco :)



Dia de procissão na Praia das Maças