domingo, 29 de março de 2015

Ai Cais do Sodré lai lai lai lai lai

A semana que passou começou mal mas acabou muito bem!
Com a chegada da Primavera chegam as malfadadas alergias e com o vento que se se fez sentir no início da semana andei mesmo aflita, com os olhos super congestionados, o pingo sempre a correr, espirros, dor de cabeça e de garganta ... mas como na sexta feira tinha um programinha com as amigas, miraculosamente, acordei super bem! Nem cominhões, nem ranhosices, nem dores!
O meu marido até comentou que eu ando a aprender umas coisas com os miúdos: quando é para trabalhar dói-lhes sempre qualquer coisa mas quando chega a hora de irem para o recreio já estão bons :)
E ainda bem que melhorei, fomos jantar a um restaurante típico em Lisboa que parece que caiu no goto de metade dos lisboetas e arredores!
Chama-se Zapata, fica na Rua Poço dos Negros e está sempre cheio e com gente à espera.
Primeiro não se percebe muito bem a razão do alarido, é um restaurante típico, muito simples sem nada de especial que se destaque à 1ª vista, nem à 2ª vista, verdade seja dita!
Ao contrário da maioria dos espaços que ultimamente pululam em Lisboa, que primam pela decoração e por preços que tendem a ser proporcionalmente inversos à quantidade ( mínima) de comida; no Zapata é precisamente o oposto: doses excessivamente generosas a preços agradavelmente simpáticos!
Comi lá uns filetes de polvo com migas deliciosos!!
 E é esse o segredo do sucesso do Zapata: boa comida caseira e preços convidativos, o tipo de restaurante onde queremos levar os amigos e o marido.
Só não percebi o pormenorzinho de não aceitarem reservas e, enquanto esperávamos na rua, ver uma ou outra mesa vazia com a placa "reservada" ... mistérios da restauração portuguesa ...


Mais que um bom prato de comida o que me dá realmente prazer é estar com quem gosto e passear! E Lisboa nunca cansa ...
A Rua Poço dos Negros vai dar à Calçada do Combro, por onde eu só tinha passado no eléctrico 28. Há uma série de espaços interessantes que abriram recentemente ( os tais assim a puxar um bocadinho para o pretencioso mas cheios de estilo e com gente gira) mas que eu gosto de espreitar e não me importava de conhecer ;)
Depois do jantar descemos  pela rua do elevador da Bica, passamos pelo Largo de S. Paulo e fomos dar ao Cais do Sodré onde fomos beber um copo na  Pensão Amor.


O Cais do Sodré  é outra das zonas da cidade que desde sempre foi associada à prostituição e,  num passado mais recente, à droga; no entanto há relativamente pouco tempo o Cais do Sodré passou a ser uma referência nocturna (mas por outras razões ... ou então não ) para quem quer conviver um pouco e beber um copo, tal como o Bairro Alto; as tascas, que desde há muito ali existem, entretanto  passaram de chungas a fixolas!
Eu, particularmente, não sou grande fã, prefiro ambientes mais tranquilos onde possa conversar com os amigos sem ser aos gritos...
E vocês que outros sítios sugerem para se tomar um copo com os amigos?

Boa semana !

2 comentários:

  1. Olá Dulce, sabes que ando bastantes vezes a pé ali pela calçada do Combro, e gosto muito de espreitar as ideias dos restaurantes e tasquinhas "in" que por ali proliferam. Outro dia passei por um, cujo pão era colocado à mesa dentro de taleigos (pensei. e a ASAE aceita?) e outro que tinha uns bancos velhos cá fora , bem giros. Provavelmente para fumantes. Aconselhar sitios para beber um copo, não sei, pois ando deveras caseira! bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho visto alguns restaurantes que agora estão "in" e gosto imenso dalguns pormenores da decoração. Quanto à ASAE, concordo com algumas coisas mas não compreendo certos fundamentalismos ...
      Que sorte a tua viveres em Lisboa ( acho eu) estou cada vez mais apaixonada por Lisboa!
      Eu também sou suuuuper caseira ( até demais!) mas de vez em quando sabe tão bem sair com as amigas e ver sítios giros :)
      Beijinhos

      Eliminar