sexta-feira, 1 de maio de 2015

O elefante branco

Sabem quando já não dá mais ignorar o facto de estarem com excesso de peso e em muito má forma física?
Pois é, o elefante branco sou eu ( quase literalmente ...)
Durante muito tempo quase não me via ao espelho e quando o fazia fechava de imediato a porta do roupeiro, onde tenho o espelho, para não ver como o meu corpo se tem vindo a transformar ( para pior).
Quase com 40 anos, após dois partos e com uma vida sedentária, o facto de ser baixinha e de ter uma estrutura assim para o "redondo" também não ajudaram para chegar a este ponto.
Embora, no geral, todos saibamos a teoria de uma boa alimentação, na práctica poucos somos os que efectivamente a praticam. Eu sou uma delas, basicamente sei tudo o que devo ou não comer, sei que a práctica de exercício físico regular faz toda a diferença e basicamente, nos últimos ... vá, 38 anos não quis saber disso para nada!
É quando o Verão se começa a aproximar que me olho mais demoradamente ao espelho e não gosto nada do que vejo, fecho a porta do armário triste mas com a consciência que só estou assim porque quero, porque me deixei chegar a este estado, porque nunca fiz nada para mudar esta situação.
O Verão chega, vou para a praia e tento abstrair-me do meu corpo e de como não me sinto nada bem com ele, muitas vezes, confesso, passo as mãos pela barriga, como se estivesse grávida de 5 meses, para as pessoas pensarem que devo estar grávida logo tenho desculpa para ter este aspecto... esta história tem servido de piada entre alguns amigos eu mesma tento brincar com a situação mas é na minha intimidade, quando sou só eu e o espelho que admito que de facto preciso de mudar.
Mas mudar dá taaanto trabalho ... e eu gosto tanto de comer ... principalmente doces :/

Finalmente o mês passado deu-se o click, e creio que tem mesmo de se dar esse tal click de forma clara e  honesta pois já senti falsos clicks e as alterações que fiz foram feitas com grande sacrifício e com pouca convicção; claro que ao fim de pouco tempo voltei aos hábitos antigos e a sentir ainda mais pena de mim própria enquanto devorava um pacote de cookies no sofá ...
Assim que o sentimos verdadeiramente passamos à acção de imediato, e foi o que fiz, inscrevi-me no Pilates e estou a adorar, apercebi-me como não tinha quase força muscular nenhuma nem flexibilidade .
A nível da alimentação também houve alterações, tanto o que compramos cá para casa como as refeições que confecionamos começaram a ser feitas com muito mais consciência.
Bem sei que Roma e Pavia não se fizeram num dia e que demora mudarmos hábitos que estão tão enraizados mas acredito que fazendo pequenas alterações no nosso dia a dia, como bebermos mais água, substituirmos as bolachinhas por uma peça de fruta, não encher o prato e não repetir se já estamos satisfeitos, podem trazer mudanças benéficas a médio/ longo prazo, e é isso que eu quero, dar um passo de cada vez e viver com a consciência de que tudo o que faço e tudo o que como afecta inegavelmente o meu bem estar e eu quero sentir-me bem, por dentro e por fora e só depende de mim fazer com que isso aconteça.



7 comentários:

  1. Vais ficar fantástica por fora, porque por dentro já és! Força Dulce!

    ResponderEliminar
  2. Pois... eu sofro do mesmo mal, não gosto do que vejo, não me sinto bem com o corpo e ainda tenho o médico da asma a dizer-me que os meus pulmões funcionariam melhor se perdesse peso.... mas ando demasiado cansada para fazer caminhadas ao fim do dia... e com o marido lesionado a motivação é igual a zero, mas este mês entro na linha! próxima semana o marido inicia a fisioterapia e o centro de reabilitação é mesmo em frente ao mar, 3 dias por semana tenho uma hora só para mim para caminhar à beira mar, não só me fará bem ao corpo, também a alma anda a precisar de "alimento" e estar ao pé do mar é das coisas que me faz bem, mas ultimamente não havia tempo para nada....Maio para mim, é o mês da mudança ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então como vão essas caminhadas? :)

      Eliminar
    2. Olá.... as caminhadas começaram, não no dia 8 como era previsto, a chuva estragou-me os planos....à segunda sessão de fisioterapia também não foi possível porque, fui levar o carro à oficina e o a viatura de substituição que devia ter chegado às 9h, chegou às 11h...mas no dia 13 lá consegui, comecei por fazer 30 minutos, ontem fiz 45... segunda feira espero conseguir fazer uma hora! como as sessões de fisioterapia do marido duram 2 horas, tenho tempo para tudo :) só espero que ele recupere logo e que me passe a acompanhar.... agora falta tratar do meu plano alimentar porque, já dizia a Dra. Eva " pode correr e saltar, mas se não fechar a boca, não há exercício que lhe valha". Bom fim de semana ;)

      Eliminar
  3. Dulce, vou se calhar dar-te uma boa notícia, experiencia de quem sempre lutou com o sobrepeso. Sem ser exatamente gordinha, sou forte. E sempre fiz desporto, desde os 16 anos ( tou a chegar aos 50) , e de há uns anos a esta parte, 6 dias por semana. Além da bicicleta, que uso regularmente na cidade há 6 anos. E não sou magra. Há 2 anos fui operada à tiróide e a coisa piorou. O meu metabolismo é uma máquina que pura e simplesmente não funciona. Portanto a notícia, boa, penso eu, é que a linha depende mais do que se come do que do exercício que se faz. Claro que a vida sedentária é um erro, mas quanto a mim, o exercício faz bem melhor à cabeça do que à linha. Para perder peso é fechar a boca e comer saudavel, e eu não o faço. Só ainda não passei das marcas porque sou ultra disciplinada no desporto, e gasto muitas calorias. Não passo sem ele e sou viciada. Mas para quem não é, e na tua idade, só mudar os hábitos alimentares já vai ser de um grande efeito. Espero que estejas galvanizada para isso! eu, não tenho estado! beijinhos Dulce!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo Val, também acho que a actividade física regular é extremamente importante mas uma boa alimentação é que faz toda a diferença!
      Por aqui vamos andando devagar, sem grandes radicalismos, mas com algumas alterações que podem fazer toda a diferença ( eu já as sinto :) )
      Beijinhos

      Eliminar