segunda-feira, 18 de maio de 2015

Papoilas

São uma das minhas flores preferidas! Adoro a cor e a delicadeza sedosa das suas pétalas ...




Até o nome é bonito, seja em que língua for ...
papoila 
poppy
coquelicot

Até na minha :  koklikô :)

A história é simples ... Há muitos anos, era eu ainda uma pré adolescente, li na extinta revista K, um artigo onde perguntavam a várias personalidades qual a sua palavra preferida.
Lembro-me que a Catarina Portas respondeu que era a palavra papoila em françês : coquelicot!
Achei uma palavra tão doce e delicada, como se rolássemos um rebuçado na boca,
Nunca mais me esqueci.
Quando às vezes fazia aquele exercício do " e se" ( eu tivesse uma marca de roupa, ou bijuteria, ou até um café ...) era este o nome que surgia naturalmente ...
Quando criei o blogue só poderia ser este o nome ( com um pequeno twist na grafia ;) )


Cheguei a fazer tantas bonequinhas destas em criança ...
E vocês?

6 comentários:

  1. Adorei!! Sim, estas bonecas, a que eu chamava bailarinas, eram uma perdição. Pobres papoilas arrancadas do chão, mas era por um bom motivo...o sonho e a beleza!

    ResponderEliminar
  2. ahahaha tb gosto tanto e lembram-me as horas do recreio quando a minha escola tinha um recreio que era basicamente uma colina no restelo onde cresciam mil e uma papoilas!

    ResponderEliminar
  3. :) já tinha pensado em qual seria a origem do nome e nunca imaginei que koklikô viesse de coquelicot. É uma história engraçada :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Dulce, por acaso há tempos tive mesmo para te perguntar se o teu koklikô vinha do francês coquelicot, mas depois passou-me. Está gira a história. Eu sempre pensei que se tivesse uma marca seria marshmellow ou quimera. Será que todos temos palavras preferidas? nunca tinha pensado nisso...
    Nunca tinha visto essas bailarinas de papoilas, quando penso na flor, o que me vem à cabeça imediatamente é uma música revolucionária que tocava imenso logo a seguir ao 25 de abril, dizia: "uma papoila crescia, crescia, grito vermelho num campo qualquer..." a minha mãe detestava a música e eu e a minha irmã, crianças, aos gritos em casa a entoá-la, haha!
    Dulce, respondendo ao que me perguntaste sobre o terraço beringela: teve para ser encarnado ou rosa chiclete. Acabou beringela totalmente por acaso, como sabes, não penso muito nas coisas...Um beijinho grande e obrigada pelas tuas palavras, sempre generosas, pelo meu aniversário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história do nome do teu blogue também é muito gira :)
      Não conheço essa canção da papoila mas faz-me lembrar aquela da gaivota ( "uma gaivota voava voava, asas de vento, coração de mar" ...)
      O terraço ficou muito giro porque depois consegues complementar com outros objectos e outras cores que tornam o conjunto muito interessante!
      Val achei-te um charme!!! Parabéns por seres tão gira ;)
      Beijos

      Eliminar
    2. A canção é mesmo essa da gaivota! há uma estrofe com a gaivota, outra com a papoila e outras ainda! apela tudo à liberdade. A minha mãe passava-se coitada, odiava a música! haha! bj!

      Eliminar