terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lately

Nestas duas semanas em que ficamos sem net, televisão e telefone fixo, apercebemo-nos que dedicamos demasiado tempo de antena à televisão e ao computador, descurando o que é verdadeiramente importante : estar em família ( mas estar inteiro, presente, dando atenção e tempo a quem realmente merece ); cuidar da casa com calma e sem correrias, retirando até prazer pela realização das pequenas tarefas domésticas; ler; sentir o sol aquecer-nos a cara e o corpo; passear e usufruir mais o que nos rodeia, desde a nossa rua até aquela aldeia, vila ou cidade que tem tanto para descobrir; vivenciar com os 5 sentidos bem afinados a mudança das estações e as singularidades que cada uma nos traz ... viver de forma mais activa e não assistir do sofá à vida a passar-nos ao lado ( ou num écran )!




Ia dizer " agora que voltamos à normalidade " e é triste pensar que é essa a nossa normalidade: passar grande parte do tempo a ver televisão ou computador; sinto que é como um vício colectivo que cada um de nós padece com mais ou menos intensidade, mas mesmo assim é um vício e até as desculpas que arranjamos para justificar esse tempo se encaixa nesse quadro de adicção. A verdade é que, mais do que ver televisão, adoro navegar na internet, argumentando com o anjinho e o diabinho, cada um no seu respectivo ombro :
Anjinho : " devias ir brincar com as tuas filhas "
Diabinho : " Oh ! Elas também precisam de saber brincar sozinhas "
Anjinho : " Então vai tirar a loiça da máquina ou dobrar as meias e cuecas "
Diabinho : " Epá estou cansada ! Posso ver computador 10 minutos ? Posso ? Chiça ! ( entretanto passam 2h ... )

Já decidi que vou dedicar cerca de 30m. à net na minha hora de almoço e 1h. ao serão.
Vou aproveitar para dar uma caminhada durante a minha hora de almoço e à noite só ligo o pc depois das meninas estarem deitadas.

E vocês quanto tempo dedicam à t.v e à net ?

1 comentário:

  1. cá em casa existe uma TV mas está tapada com um pano branco para se confundir com a parede :) não vejo televisão em casa há 20 meses. na net talvez 2 horas por dia em modo de lazer já em modo de trabalho não tenho contabilizado mas às vezes tb gosto de não ligar o pc...

    ResponderEliminar