domingo, 17 de março de 2013

So much to see

Ontem fui a Lisboa de manhã entregar uma das minhas caixinhas a uma amiga que conheci aqui na blogosfera e que fui conhecendo um pouco melhor no facebook :)
Lisboa é realmente uma cidade especial que nos prende o olhar e o coração e que nos faz querer conhecê-la mais e mais e mais ; a sua disposição um pouco labírintica e caótica com ruas e ruelas que se entornam por todo o lado; os edífícios, quais caravelas quinhentistas, que ondulam nas suas sete colinas com as cortinas desfraldadas nas janelas onde aparecem, não sabemos se velhinhas se piratas com os seus lenços e bigodes ; os azulejos das fachadas; as pedras da calçada laboriosamente combinadas formando padrões intricados que muitas vezes escapam aos nossos olhos; as lojinhas ; os candeeiros; os alfarrabistas ... e poderia continuar a enumerar os encantos desta cidade torta, velha e linda que me faz ter vontade de voltar uma e outra vez para tentar absorver mais um pouco e trazer um bocadinho dessa  magia comigo !
Andei apenas pelo Chiado; gosto da vibe cosmoplita do Chiado, gosto de ver as pessoas, as lojas, os cafés, os alfarrabistas e tenho saudades de andar por lá com tempo.
Ontem fui para conhecer essa amiga por isso a máquina ficou na mochila, o tempo também não ajudou pois não parou de chover mas fiquei com muita vontade de voltar.
 
imagem daqui
 
Quando já estava na Estação do Rossio à espera do comboio, olhei com olhos de ver  para os painéis de azulejos que adornam uma das paredes; apesar de ter estudado em Lisboa durante 4 anos e apanhar diariamente o comboio nesta estação nunca prestei muita atenção a estes painéis que representam os ex líbris da nossa indústria na década de 50  e que segundo li aqui  "São azulejos produzidos em 1958, na Fábrica de Santana, tendo sido encomendados pelo então Fundo de Fomento de Exportação e assinados por Lucien Donnat e Amaral"
 


 
 
No regresso a Sintra preferi manter os olhos mergulhados num livro para não ficar deprimida com a paisagem que me acompanhou durante toda a viagem ... que cartão de visita senhores, quem vai de Lisboa a Sintra de comboio (ou vice versa) deve ficar muito mal impressionado com o que vê, a paisagem urbana dos subúrbios que ladeiam a linha de Sintra vão de mal a pior, que degradação  :(
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário