quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Coisas que me irritam

Adoro ver programas de culinária : Masterchef ( só o da  Austrália ), Nigella, Jamie;  adorava o food network ( quando tinha meo ) e tenho muito pena de já não poder ver o Chopped e a Barefoot Contessa ...
Além da Nigella e do Jamie, que assumidamente têm programas inspirados exclusivamente na gastronomia italiana, noto que todos os outros programas recorrentemente elaboram desafios inspirados também na cozinha italiana.
Eu sei que a gastronomia italiana é uma das, senão a mais, popular do mundo, eu pessoalmente adoro comida italiana e acho fantástico os italianos saberem " vender o seu peixe " como ninguém; os italianos souberam transformar o nome Itália numa marca associada à qualidade, à família e ao amor, coisa que nós portugueses ainda não conseguimos; temos dos melhores vinhos, queijos, azeites etc etc do mundo e embora com prémios ganhos internacionalmente ainda não nos conseguimos impor lá fora e a nossa "marca " ainda não é devidamente reconhecida e admirada .
Este post vem a propósito de um programa da Nigella que eu estou a ver agora, e que começa precisamente com um bolo de iogurte, igual ao que fazemos cá, ela achou a receita fantástica e mais uma vez elogia os dotes culinários dos italianos ...
O que me chateia é o facto da gastronomia portuguesa ser tão rica e diversificada e nunca em momento algum servir de inspiração para um programa deste género; além da cozinha italiana, falam da francesa, da espanhola, da grega e até da inglesa e nós que temos pratos e doces absolutamente incríveis não nos conseguimos afirmar, lembro-me inclusive do Jamie fazer pastéis de bacalhau como se fosse uma receita brasileira !
Palavra que me deixa triste  e irritada, acho uma tremenda injustiça e só não sei se a culpa é nossa ou se são todos os outros que andam distraídos ...
 
 
 
Portugal sabe a coentros, azeite e alho; sabe a doce de ovos e arroz doce ... Portugal sabe tão bem ! Não sabe é promover-se :(
 
E para vocês, quais são os sabores que associam a Portugal ?
 

2 comentários:

  1. Subscrevo tudo aquilo que dizes! É sem dúvida uma pena o nosso país ter tantas coisas boas e ser tão pouco conhecido, não termos cá fora uma identidade marcada quando temos tanto potencial para isso.
    Mas a verdade é que temos que ser nós a "vender" a nossa imagem, a nossa identidade, e principalmente a termos muito orgulho nelas porque afinal se nós não tivermos, que o vai ter? E isso foi o que faltou durante muito tempo, e que só agora (pela dificuldades da crise ou não) começa lentamente a aparecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, têm surgido alguns projetos interessantes, pode ser que isso aliado à projeção que Portugal tem recebido a nível de prémios de turismo, ajude a promover a gastronomia nacional :)

      Eliminar