terça-feira, 17 de setembro de 2013

Detergentes Caseiros

Já há bastante tempo que andava com vontade de experimentar fazer o meu próprio detergente caseiro; já tinha lido alguma coisa na blogosfera mas como os detergentes que tinha cá em casa iam durando e durando fui adiando.
Até que recentemente os vários detergentes foram acabando e em vez de renovar o stock decidi experimentar uma receita muito simples e que, pelos comentários da autora do blogue, que até me parece uma pessoa exigente, me convenceram a experimentar.
É de facto muito fácil, já que todos os ingredientes se encontram facilmente na nossa despensa, e a melhor parte é que é eficaz, económico e ecológico ( ena acabei de criar a regra dos 3 e's !! )
Eu gostei e vou passar a usar em vez de ter trilhentos detergentes para isto e para aquilo. Infelizmente, apesar de ser um produto muito versátil, não pode ser utilizado em superfícies de mármore ou granito, mas segundo a autora do blogue, há também uma receita caseira muito eficaz que se pode usar nestas superfícies ;)



Aqui ficam :

Detergente multiusos :

* 800 ml de água
* 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ( ou de cidra )
* 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio
* sumo de meio limão
* 1 colher de chá de sal
* sugestão: adicionar umas gotas de óleos essenciais ( eu coloquei de eucalipto )

Detergente para mármores e granitos :

* 1 copo de álcool de 96º vol. (uso sanitário)
* 2 copos de água
* 1 colher de café de amaciador da roupa

Sem comentários:

Enviar um comentário