terça-feira, 30 de dezembro de 2014

E foi assim 2014 - Parte II


O mês que antecede as férias, onde parece que corremos uma maratona todos os dias ... Houve um pouco de tudo: dias retemperantes na praia e na piscina; crises existenciais; um assalto, enfim foi uma viagem, ora a 120 pela A1 ora a 50 por estradas mais bucólicas...



Féeeeriaaaassss!!!! Apesar de nos termos preparado para passar o mês em casa, acabamos por ir uns dias para Tomar, antes da cirurgia da "mainova", e que bem que nos fez!!
Foi um mês muito tranquilo, que soube a fim de semana ultra prolongado; cuidámos do terraço, fomos à "nossa" praia, conheci muita gente através do aluguer do Chão Verde (entre as quais a doce Adriana)... foi um mês maravilhoso e que bem me soube agora recordá-lo :)



Devagarinho fomo-nos despedindo do Verão e deixando o Outono entrar; dissertei sobre a importância da escola, decidi cancelar a minha conta no facebook ( decisão da qual não me arrependo nadinha) e tirei também umas pequenas férias do blogue e da blogosfera em geral.





Outubro


E em Outubro voltei! Esta pausa serviu-me para reorganizar as minhas prioridades, a reaprender a ter mais momentos de lazer longe do computador e a dedicar mais atenção à minha família.
No entanto senti falta de partilhar aquelas pequenas grandes coisas do dia a dia com quem passa por aqui e que no fundo comungam dos mesmos gostos que eu; na verdade senti que o blogue faz-me bem e faz-me feliz e eu gosto muito de vos ter por aqui :)
Foi ainda o mês da Feira das Mercês!





Novembro


Muita chuva, notícias tristes, encontros com amigos e subtilezas do quotidiano que nos dão o ânimo necessário para levantar a cabeça e prosseguir.





Dezembro


Recebemos de braços abertos o Natal em nossa casa; conheci e conversei um pouco com o Jorge Cruz (por quem sinto uma enorme admiração) e passamos um fim de semana super divertido nas Caldas da Rainha e arredores!


2015 sê gentil e só te peço uma coisa: saúde!

A todos os que costumam passar por aqui desejo-vos também um ano com muita saúde e paz de espírito.
Tem sido um prazer conhecer-vos. Obrigada :)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

E foi assim 2014 - Parte I

Tenho visto nalguns blogues retrospectivas em imagens do ano que está quase a terminar; achei um exercício giro, até porque costumo fazer um balanço de forma superficial mas vendo o que fiz mês a mês é uma maneira interessante de tirar a temperatura a este ano que está quase quase a chegar ao fim ...
Aqui fica um apanhado dos primeiros 6 meses!



A minha filhota celebrou o 9º aniversário; passeei pelo Cacém e registei o pouco património que resta e que vai sendo engolido pelo cimento; tratei de cumprir uma das resoluções do ano : ler mais ( e tenho-a mantido com muito prazer!)



Questionei-me sobre a nossa minha permanente insatisfação com o presente e de viver demasiadas vezes com a cabeça lá longe,num hipotético futuro mais cor de rosa...
Celebrámos o 80º aniversário do meu sogro!



Disse coisas feias às minhas filhas; reflecti sobre o espaço que as redes sociais ocupam nas nossas vidas; fiz uns trabalhinhos manuais muito giros ( eu pelo menos gostei), um para o dia do pai outro para mim e dei as boas vindas à Primavera!



Passeámos muito e aproveitamos o bom tempo, as flores e tudo de bom que a Primavera nos traz!
Pus os "mas" e os "ses" de lado e lancei uma sementinha ao vento ( mas não sou eu que a vou regar nem nutrir ... a esta hora se calhar a sementinha já está no caixote do lixo ... mas já tratei de lançar outra ;))



Em Maio o cansaço começou a fazer-se sentir mas consegui encontrar aquele balão extra de oxigénio no meu Chão Verde!
Apaixonei-me pelos Diabo na Cruz ... é verdade no que diz respeito à música sou muita croma ... pronto, não é só em relação à música, sou mesmo croma  :)
E assisti ao 9º Festival Internacional da Máscara Ibérica ( não percam o de 2015!!)



Fui à Feira do  Livro e comprei alguns livros infantis que faziam parte da minha wish list há já algum tempo! Encerrei o ano lectivo de forma diferente e gostei imenso da decisão que tomei.
E finalmente fui ao Tivoli ver os Diabo na Cruz :)



sábado, 27 de dezembro de 2014

A vida acontece

O Natal é assim uma espécie de portal mágico, onde por alguns dias vivo quase numa realidade paralela entre luzes, música e os sorrisos das minhas filhas; embrulho as preocupações e as tristezas e guardo-as num cantinho pondo a tónica no amor, na alegria e na gratidão de estarmos todos próximos e dou-me o direito de viver esta quadra com tudo a que tenho direito na companhia da minha família.
Podemos não passar a consoada todos juntos, como acontecia em tempos, mas foi uma das coisas que aprendi nestes últimos anos, a aceitar o que não posso mudar e a respeitar as escolhas de cada um. Isto em relação à família, em relação aos "amigos" ainda tenho de aprender a gerir as expectativas, a não insistir, a deixar ir ...
Agora, depois dos presentes desembrulhados, arruma-se a casa e naturalmente damos por nós a reflectir sobre o ano que está quase a terminar; no que aconteceu de bom e menos bom, no que gostaríamos que tivesse acontecido e não aconteceu e no que queremos mudar.
Olhando para trás parece que não aconteceu nada, não viajei, não corro, não tenho uma vida social intensa e parece que a minha vida é um marasmo; as perspectivas para o novo ano nesse aspecto não são muito animadoras, não vou viajar, não vou começar a correr e desconfio que a minha vida social vá continuar practicamente na mesma ;)
Mas mais emocionante ou não a vida acontece e tento usufruir das coisas banais do dia a dia mas pelas quais estou tão grata: ver as minhas filhas crescerem; saborear os petiscos que o meu marido faz, rir com as parvoíces que dizemos um ao outro; estar na companhia dos meus pais; conversar com a minha irmã; ler os meus livros; ouvir música; conhecer pessoas novas e passear/ caminhar, que é uma das coisas que mais prazer me dá e que gostava de fazer mais em 2015 ...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Memórias felizes

Quem nasceu na década de 70/ 80 lembra-se concerteza das Bombocas! Eu gostava tanto mas tanto delas que ficava quase tão feliz de as receber como gostava de receber os outros presentes!
Ainda se encontram por aí mas já não são a mesma coisa ...




Outra recordação feliz é este anúncio ... Ainda me lembro de termos o peixinho recheado de algodão a servir de adorno na árvore de Natal  durante anos a fio!


Não se esqueçam que muitas das recordações que nos farão sorrir no futuro acontecem agora!
Um Feliz Natal para todos !!
Sejam felizes :)





quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Pretty places

No nosso passeio às Caldas da Rainha fiquei finalmente a conhecer A Venda
Uma loja muito mimosa, com peças contemporâneas que apetece mandar embrulhar e trazer tudo para casa!
Se juntarmos ao conceito da loja, a simpatia de um dos donos, com quem tive o prazer de conversar um pouco, dá vontade de  na próxima visita levar a marmita e abancar lá o dia inteiro!






Mas pensando melhor não vale a pena levar a marmita, podemos dar um pulinho ao restaurante Meia Tigela!
E enquanto esperamos pelo almoço deliciamo-nos também com a decoração!








Pormenores na casa de banho :p



Então, já vos convenci a visitarem as Caldas ou não?

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Janelas e Azulejos - Caldas da Rainha

Apesar do meu marido e filhas já não terem muita paciência para as minhas constantes paragens para fotografar janelas e azulejos, não consigo resistir ao registo dos inúmeros padrões que existem um pouco por todo o país.
Embora haja padrões que se repetem dou-me conta que de facto temos um património a nível de azulejaria fabuloso e muito diversificado e dá-me um grande gozo fotografar alguns exemplares em cada cidade por onde passo.
Depois de fotografar janelas e azulejos em Sesimbra, Setúbal, Ericeira, Tomar e alguns em Lisboa junto agora as fotos que tirei nas Caldas da Rainha.
Uma das particularidades dos muitos azulejos das Caldas é que têm padrões com relevo e cuja proveniência podemos identificar facilmente como sendo da Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro.












Frisos




segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cookies

No Natal gosto de oferecer uns biscoitos caseiros a algum familiares e amigos e este ano gostava de experimentar algo diferente; fui guardando algumas receitas que ia vendo por essa blogosfera fora e ontem decidi experimentar uma receita que vi no blogue da Sanda.
A receita é muito fácil e resulta numas bolachinhas muito macias e saborosas; além disso é sempre um bom pretexto para momentos divertidos e de cumplicidade com as crianças na cozinha!

imagem e receita aqui

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ir é o melhor remédio

Acordei cedo, estava um daqueles gloriosos dias de Outono em que o sol brilha, o céu está completamente azul e sente-se aquele ar frio na cara; acordei o meu marido e disse-lhe que o dia estava lindo e que queria ir passear. Onde? Às Caldas!
Andava com vontade de ir às Caldas da Rainha há imenso tempo e depois de tantas visitas adiadas aquele era o dia, e assim foi!
Acordei as miúdas e lá fomos nós; chegámos por volta das 11h e ficámos logo surpreendidos com a quantidade de gente nas ruas; gente no mercado de frescos, que se realiza todos os sábados no centro da vila; gente a entrar e sair das inúmeras lojas de comércio tradicional, que existem por todo o lado; gente nos cafés, no jardim ...enfim,  fiquei encantada por ver uma cidade cheia de vida e com tantos espaços interessantes, que ainda não cedeu aos grandes centros comerciais, muito graças ( pelo que me contaram) à forte união da associação de comerciantes da cidade que tudo tem feito para promover e dinamizar o comércio tradicional. Que pena o mesmo não acontecer no resto do país...
Deixamo-nos levar pela corrente e fomos passeando pelas ruas da cidade, apreciando alguns bonitos edifícios, muitos deles revestidos com os inconfundíveis azulejos da casa Bordalo Pinheiro.
Ainda não foi desta que conheci o Museu Bordalo Pinheiro e respectiva loja, mesmo assim namorei algumas peças que se vêem em várias lojas da cidade; o problema é, tanto as peças mais antigas como as mais recentes serem absolutamente irresistíveis e acabo por não me decidir por nenhuma ...
Depois de almoçarmos num restaurante muito giro (sobre o qual escreverei esta semana) fomos passear até ao Parque D. Carlos I que nesta altura do ano está pintado com uma paleta de cores outonais que o torna ainda mais bonito e romântico!






Ainda a tarde ia a meio e já o sol se escondia e foi precisamente ao pôr do sol que chegámos à Foz do Arelho (onde já fui muito feliz em criança!)
Apanhámos um dos fins de tarde mais bonitos dos últimos tempos e a vontade de prolongar o passeio fez com que decidíssemos pernoitar por ali para podermos continuar o passeio no dia seguinte.
Como na Foz do Arelho já não havia vagas em nenhum dos hotéis(!) acabamos por ir parar a S.Martinho do Porto onde ficamos. Como não íamos a contar ficar em lado nenhum não levamos nem roupa interior nem produtos de higiene mas nada que um "chinês" não resolva ;)
Foi um fim de semana muito muito divertido, diria quase terapêutico e sem dúvida a repetir!









Um Do Li Ta

Apesar das muitas visualizações ( vindas principalmente do blogue da Val ;) ) não tive o feedback esperado;  no entanto fico feliz pela participação de pessoas que muito acarinho e que tenho o prazer de receber aqui no meu cantinho assiduamente. Podemos ser poucas mas boas :)
A fraca participação levou-me a concluir que as caixinhas que faço pelos vistos não são assim tão especiais como eu queria crer, portanto assim como a vontade de voltar a fazer caixas veio, desapareceu ... Contra factos não há argumentos ;)
E agora está na altura de anunciar a vencedora do giveaway! Rufem os tambores !!
Portanto o nº que saiu foi o nº 3 correspondente ao comentário da Margarida!
Muitos parabéns Margarida! Espero que gostes da caixinha! Manda-me a tua morada para o meu mail por favor.



Desculpem a apresentação do sorteio mas não consigo apresentar de outra maneira :p
É claro que não tive 100 participações mas como deu o nº3 e participaram 4 pessoas dá!


True Random Number Generator 3 Powered by RANDOM.ORG





segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Das coisas boas

O fim de semana não podia ter começado da melhor maneira. Na 6ª feira abri o colégio e depois do almoço fui buscar a mais velha à escola; rumamos a Lisboa, mais propriamente ao Terreiro do Paço onde estava a decorrer o evento Toca a Todos.
Embora o evento seja de louvar o que nos levou ao Terreiro do Paço foram mesmo os Diabo na Cruz ( claro!!) que iriam actuar dali a pouco; ficamos mesmo em frente e apesar da vidraça que nos separava sentiu-se uma grande proximidade entre os poucos fans e curiosos que ali estavam e os elementos da banda.
No fim da actuação o Jorge Cruz veio cá fora cumprimentar alguns fans, entre os quais estávamos nós; se eu já o admirava pelo seu enorme talento, fiquei rendida à sua simpatia e surpreendida por o sentir presente no momento e realmente interessado pelo que as pessoas lhe diziam; eu com os nervos acho que falei de mais e sinceramente já nem me lembro do que disse :p
Entretanto o João Gil e o Sérgio Pires também se aproximaram e tive a oportunidade de trocar dois dedos de conversa com eles ; tal como o Jorge também eles foram de uma simpatia e disponibilidade tocantes, muito acessíveis e extremamente simples... o que é que eu posso dizer mais ?
Ganhei o dia ;)


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Especially for you ...

Já aqui tinha falado deste meu hobby de fazer caixinhas; sempre adorei caixinhas e adoro padrões, como não sei costurar virei-me para os papéis  e a verdade é que é difícil resistir a tantos e tão bonitos papéis que se vêem hoje em dia ...
Já tenho uma pequena coleção e com eles tenho feito algumas caixinhas ( que podem ver aqui); inicialmente comecei por fazer para oferecer a familiares e amigos, depois, como já todos tinham caixinhas e eu queria continuar a fazê-las comecei a vender através dos amigos e também através de um mercadinho onde participei na Casa da Guia e o feedback foi muito positivo!
Poder combinar estas duas paixões e transformar um objecto utilitário em algo bonito e especial tem sido muito gratificante pois quase que arrisco em dizer que cada caixinha parece que pisca o olho a uma pessoa e esta tem de a levar consigo para casa :)
No entanto já há praticamente um ano que este projeto tem estado parado, por várias razões, mas ontem deu-me aquela vontade de ir ver os meus papéis e a vontade de voltar a fazer as minhas caixinhas voltou! Fiz um refresh na página e estou com vontade de voltar com novidades!
Para encerrar um ciclo e dar início a um novo decidi oferecer esta caixinha a quem queira participar!
É o 1º giveaway que faço e não poderia ser numa altura mais apropriada do que nesta época tão especial!
É muito simples participarem, basta escrever um comentário e no dia 10 de Dezembro anunciarei o/a vencedor/a!


medidas : 22x12.5
papel Atelier da Tufi

p.s : o giveaway só é válido para a Europa.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

It's beginning to look alot like Christmas

O espírito de Natal finalmente entrou-nos pela casa adentro este fim de semana; este ano custou a pegar mas com as decorações natalícias que já se vêem um pouco por todo o lado era impossível continuar a ignorar o óbvio: O Natal chegou!
E o Natal para mim é ver as minhas filhas felizes; mesmo que tudo o resto não corra bem, ver os seus sorrisos e o brilho nos seus olhos enquanto decoramos a árvore de Natal ao som dos clássicos, faz com que tudo valha a pena!
Eu adoro o Natal, tenho recordações maravilhosas de quando era criança e é isso que eu quero proporcionar às minhas filhas: Um Feliz Natal!
Hoje já abriram a 1ª caixinha do calendário de advento e estou determinada a proporcionar-lhes uma quadra em cheio com muitas surpresas boas!!
Entretanto já comecei a fazer alguns presentes de Natal; como o ano passado acabei por não fazer nada do que partilhei aqui, aqui e aqui, este ano arregacei as mangas e já tenho uns quantos feitos ;)





Calma! Não empalhei o Riscas e transformei-o numa decoração natalícia ( por enquanto -_-)
Mas confesso que já não acho piada nenhuma à mania que ele tem em mastigar as fitas e derrubar as bolas ... por isso Riscas põe-te a pau!!






sábado, 29 de novembro de 2014

Yarn bombing - Sintra

Aqui e ali já tinha visto árvores e postes decorados com trabalhos em crochet, mas só hoje ao passar por Sintra e ver várias árvores vestidas a rigor e já com umas bolas a lembrar o Natal, é que fui pesquisar para saber de quem teria sido a autoria de tal ideia mas nada descobri a esse respeito mas fiquei a saber que afinal este tipo de iniciativa faz parte de um movimento global, que se chama precisamente Yarn bombing!
Sabiam? Eu não ...
Mas não há dúvida que trazem não só beleza, cor e diversão  às cidades mas também uma atitude irreverente que nos obriga a parar e olhar para as coisas que fazem parte do nosso dia a dia e para as quais muitos de nós nem ligamos.
Eu parei o carro, saí e fotografei e reparei que todos os que por ali passavam mostravam um ar intrigado logo seguido de um sorriso e só isso já valeu a pena!
Os meus parabéns a quem teve a ideia e o trabalho :)







Podem acompanhar o que se vai fazendo no nosso país aqui.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A soma dos dias

Não sei se é do tempo ou dos dias mais pequenos, se é do cansaço que sinto logo nos primeiros meses de trabalho após as férias, em que sinto que as coisas ainda não correm sobre rodas; mas mais ou menos nesta altura ( que curiosamente coincide quase sempre com o Thanksgiving) sinto uma grande quebra de energia e uma considerável perda de encantamento por aquilo que habitualmente me comove.
 A juntar a tudo isto, com a chegada do frio o meu pai quase sempre piora e infelizmente recebemos recentemente a triste notícia que as metástases, que já tinha nos pulmões, passaram para a coluna. Senti que fiquei sem chão outra vez , tal qual como quando soube que ele tinha cancro, vai fazer 3 anos ...
Ao longo deste tempo vamos aprendendo a conviver com a doença que, sendo incurável, no caso do meu pai, ia-se mantendo estável, o que lhe permitia viver com uma certa "qualidade" de vida ( apesar dos pesares). Este revés fez-me sentir novamente o terror de o perder, o terror de o ver sofrer com dores ... já chorei muito, já me acalmei, tento não pensar no futuro, já basta o que sofro no presente não quero sofrer por antecipação pensando no que o futuro nos reserva.
Já estive com ele, já conversámos, já o beijei e abracei, já lhe afaguei as bochechas já trocámos aqueles olhares que não precisam de palavras ...
Depois de saber da notícia preciso de algum tempo para assimilar tudo e quanto menos socializar melhor, porque até posso estar tranquila mas se vejo alguém de quem gosto e me pergunta se está tudo bem começo logo a chorar; preciso de estar no meu canto e de falar com o menor nº de pessoas.
Ora este fim de semana tinha um almoço com um grupo de amigas de quem gosto muito e que já tinha sido combinado há algum tempo, pensei em não ir mas depois pensei melhor, pensei que tenho de viver, pensei que tenho de usufruir da companhia das pessoas de quem gosto e que me fazem bem, pensei em sair de casa e passear por uma cidade que eu adoro, pensei que só me iria fazer bem viver aqueles momentos que me fazem feliz, seja uma conversa e um sorriso de uma amiga, uma fatia de bolo ou simplesmente apreciar uns azulejos, ou uma varanda de ferro forjado, ou vasos no parapeito da janela ou os candeeiros que só se vêem em Lisboa.
Ainda bem que fui, pelo menos somei um dia feliz à minha vida que não sei se vai ser curta ou comprida ...






O almoço foi no restaurante vegetariano Terra, no Príncipe Real.
Recomendo!