terça-feira, 4 de março de 2014

Carnaval III

O bom do Carnaval são as memórias que me trazem. Já fui muito feliz no Carnaval, sobretudo na minha infância, mas também me diverti muito na adolescência; agora o Carnaval só é assinalado cá em casa por causa das minhas filhas, elas gostam e eu faço questão de tentar comprar/fazer o fato que elas gostariam de usar nesta data, vê-las felizes faz-me feliz e embora o Carnaval de hoje em dia nada tenha a ver com o Carnaval da minha infância tento adaptar-me e " dançar consoante a música"...
Hoje, assim que dei a 1ª dentada na filhós que trouxe de casa dos meus pais, senti um baque no peito ( mesmo) e por um nanosegundo vi a minha avó Preciosa a bater a massa das filhoses com as duas mãos no grande alguidar de barro.
É curioso, que na aldeia onde cresci ( zona saloia ) não havia o hábito de fazer filhoses e outros fritos tradicionais no Natal, a única altura em que se faziam filhoses era no Carnaval, então lembro-me de ir com a minha mãe para casa da minha avó vê-las a fazer filhoses.
Lembro-me de ver a minha avó a preparar a massa, depois fazia o sinal da cruz com as mãos em cima da massa e dizia qualquer coisa como: " Deus te acrescente, para mim e para a minha gente." e cobria o alguidar com mantas e  cobertores; horas depois a massa tinha duplicado o seu tamanho e depois acrescentava os outros ingredientes concluindo-se a receita.
Procurei saber a origem desta tradição mas não descobri grande coisa, apenas que também nalgumas ilhas dos Açores e no Nordeste brasileiro é tradição fazer filhoses no Carnaval.
Infelizmente só me lembrei de fazer este post depois de comermos as filhoses por isso as imagens que tirei são deste livro onde podem encontrar receitas tradicionais da zona de Sintra, assim como as suas origens.






Tenho a acrescentar que as da minha avó ( e as que agora as senhoras da igreja fazem) têm melhor aspecto, em forma de nuvem e com aquela textura e sabor das farturas :)

6 comentários:

  1. Que tradição interessante Dulce. Tal como tu já me diverti no Carnaval, quando era uma criança. Aqui em Inglaterra não se comemora o Carnaval, por isso passa-me completamente ao lado!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Margarida! Olha que não perdes grande coisa de não se comemorar aí o Carnaval ... sempre tens o Halloween que é parecido ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Dulce, que partilha tão gira e interessante! Eu não guardo grande recordação do Carnaval, e os meus filhos também não. Mas quando há uma tradição que fica no coração, sabe sempre bem recordar!
    (Agora vou passar a receita, e guardar, pois lá em casa adoram filhoses!)
    Um beijinho,
    Elisabete

    ResponderEliminar
  4. Estas são bem boas ! Mas eu sou suspeita ;)

    ResponderEliminar
  5. que bom aspecto!
    aqui a única tradição que havia era irem roubar as carroças aos velhotes durante a noite e traziam-nas aqui para um largo, havia anos que até traziam os burros!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah tão cómico! Lá na minha aldeia também faziam imensas parvoíces mas só quem as fazia é que achava graça -_-

      Eliminar