domingo, 9 de março de 2014

Histórias do Marmeleiro

Ontem, aos mostrar algumas fotografias do Marmeleiro a umas primas do meu marido que vieram do Brasil ( sobrinhas do meu sogro cujos irmãos emigraram para este país), apercebi-me que não cheguei a partilhar aqui uma fotografia que na altura tirei e sobre a qual há uma história que eu achei muito engraçada.
Embora a Guarda seja a cidade mais alta de Portugal não se encontram moinhos de vento como aqui pela zona Oeste; penso que os cereais eram moídos sobretudo nas azenhas.
Quando lá estivemos o meu sogro quis ir cumprimentar um familiar, também ele já na casa dos 80; ao lado da casa onde ele actualmente vive, ainda existe a casa dos pais dele, onde o meu sogro costumava ir, e então, ao lado da porta principal, ainda lá se encontra uma mó onde os pais deste senhor moíam os seus próprios cereais e produziam a sua farinha sem terem de recorrer ao moleiro.
Achei um piadão pois nunca tinha visto assim uma "mó caseira", uma espécie de processador da altura, onde se moía a farinha e se fazia o pão no forno lá de casa sem perder muito tempo!








1 comentário:

  1. Sim, tanto quanto sei na zona na Guarda os moínhos eram mais moínhos de água!

    ResponderEliminar