sábado, 10 de janeiro de 2015

A nossa voz

Estreou no passado dia 8 a série documental " O povo que ainda canta" do realizador Tiago Pereira responsável também pelo projecto " A Música Portuguesa a gostar dela própria".
Conheci este último projecto há relativamente pouco tempo mas achei-o tão interessante que o guardei nos favoritos e sempre que posso vejo um ou dois episódios.
Com este trabalho o Tiago Pereira conseguiu um retrato transversal e muito abrangente do panorama musical português, que nos revela músicos com as mais variadas linguagens e origens, sem qualquer tipo de preconceito, muito pelo contrário, com um enorme orgulho pela enorme diversidade etno-musical que resulta de um legado ancestral que dá voz a todo um povo e que todos nós deveríamos conhecer um pouco melhor.
O Tiago Pereira acaba assim por dar continuidade ao trabalho iniciado pelo seu predecessor Michel Giacometti que já tinha realizado uma série documental idêntica no século passado.
Tudo isto para mim é novidade, apesar de me interessar pelo nosso património etnográfico, só agora fiquei a conhecer o trabalho tanto de um como outro, portanto se cometi alguma gaffe que me perdoem os conhecedores.
Mas fica a sugestão para acompanharem esta nova série que passa na RTP2 às quintas feiras pelas 22h45m e espreitem também os episódios da Música portuguesa a gostar dela própria.



E isto comove-me sempre :) https://vimeo.com/116051229



3 comentários:

  1. Eu já conhecia o projecto e sou fã, e agora ate ponho lembretes no telemóvel para me avisar do dia e hora do programa, uma vez que quase não vejo televisão... E ha um ou outro que até aguardo com alguma expectativa, como o das campaniças onde entrarão dois dos meus velhinhos preferidos desta recolha... Oiço-os de forma incansável...

    ResponderEliminar
  2. http://vimeo.com/50978571/comments
    É este ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro e fico tão feliz com este tipo de iniciativa, acho que o Tiago Pereira está a fazer um trabalho notável!
      Infelizmente o srº Manuel faleceu recentemente mas acredito que tenha conseguido partilhar o seu talento com muitos jovens que hão-de perpetuar esta arte.
      Beijinhos

      Eliminar