quarta-feira, 8 de abril de 2015

Construir memórias

Finalmente acabei de organizar o álbum de fotografias da minha filha mais nova!
Se da minha 1ª filha organizei dois álbuns com as fotografias mais emblemáticas ( ou mesmo só engraçadas) desde o nascimento até ao 5º aniversário, com legendas engraçadas e autocolantes fofinhos; com a 2ª filha a tarefa foi-se arrastando indefinidamente, e agora, com ela a caminho dos 5 anos, pensei que estava mais do que na altura de concluir a tarefa iniciada.
Bem sei que com a nova era digital e com a facilidade que temos em aceder cronologicamente às pastas com as fotografias da família, é cada vez mais raro organizar as fotografias noutros formatos; dá algum trabalho é verdade mas não há nada que se compare ao prazer de pegar num álbum de fotografias, percorrer cada página com um sorriso ao recordarmos aquele dia, aquele momento cristalizado ali naquele rectângulozinho de papel... de certa forma estamos a criar história, a criar a história dos nossos filhos, da nossa família; pode até ao longo do tempo ficar com os cantos dobrados, com uma outra nódoa, mas é um legado que fica e que irá acompanhá-los pela vida fora e, quem sabe, passar de geração em geração; e acredito que quando as pens e os computadores, como agora os conhecemos, forem já objectos obsoletos, o álbum continuará a manter o seu encanto e a despertar sorrisos e lágrimas, tal como acontece agora quando vamos a casa dos nossos pais e vemos os álbuns onde aparecemos nós bebés e os nossos pais ainda tão jovens, ou a fotografia da avó que já não está entre nós, ou aquelas férias no Algarve... enfim, como diz aquela frase batida " recordar é viver".

E a última coisa que eu quero é carinhas tristes por uma ter um álbum e a outra não ;)



4 comentários:

  1. é um filme, mas o resultado independentemente de ser perfeito é tão bom! faz-nos bem esse exercício!

    ResponderEliminar
  2. Fazes bem em guardar esses fragmentos. Uma das (muitas) coisas em que me sinto a falhar. Bem feliz pelo teu comentário lá no blog, hoje:) Que coincidência boa. Obrigada por dizeres.

    Beijos. Boa semana!

    Mar

    ResponderEliminar
  3. Eu prefiro em suporte papel ou, sendo em digital, ter em várias pens. Porque são coisas importantes e já viste se se perdem ou se acontece alguma coisa em que uma página desapareça?
    Também prefiro assim, não há nada que iguale o papel.
    beijinhos

    ResponderEliminar

  4. Eu também tenho essa árdua tarefa pela frente... Fico chateada comigo mesma por estar sempre a deixar para outro dia, e depois passam os dias, as semanas, os meses e...a criança tem quase 4 anos e não tem um álbum em papel decente

    ResponderEliminar