quarta-feira, 6 de junho de 2012

Era capaz de me habituar a esta vida

A minha filhota mais velha está doente com uma faringite, então eu e o pai temos alternado,  eu vou trabalhar de manhã e ele à tarde, ou seja tenho passado as tardes em casa com a minha mémé.
Como sei que à tarde não vou trabalhar, as manhãs têm sido muito mais produtivas e sinto-me mais focada e empenhada em fazer o meu trabalho ; à tarde cuido da minha filha mas também faço outras coisas cá em casa que habitualmente ficam para fazer no fim de semana, pois à tardinha quando chego a casa não tenho tanto tempo nem pachorra para tratar desses afazeres domésticos; dá ainda para dormir uma sesta, ler ou ver os meus " confort blogues ".
Como já aqui referi vivemos numa era de auto escravidão imposta pela maneira absolutamente imbecil como organizamos a nossa sociedade; acho que não era assim tão despropositado organizarmos os nossos horários laborais de outra forma para , não só termos tempo para dedicar à família, como também termos tempo para organizar a casa , ir tratar de assuntos nos mais variados serviços ou simplesmente ir ao ginásio ou passear com os filhotes; de certeza que ficaríamos com outra disposição e o trabalho seria muito mais produtivo, que, como todos nós sabemos, é um dos nossos maiores problemas, somos o ou um dos países em que mais horas trabalhamos e em que a produtividade é menor, se calhar, mesmo trabalhando menos horas seríamos mais produtivos pois não andaríamos tão esgotados, já para não falar na possível descida  do desemprego, digo eu que não percebo nada de políticas laborais, sociais e económicas ... (não sei é como é que seria a nível da remuneração) ...
Nalguns países nórdicos já há quem trabalhe a tempo parcial e os resultados são bastante satisfatórios mas aí a mentalidade das pessoas não tem nada a ver com a nossa :/



e assim teríamos mais tempo de qualidade :)

2 comentários:

  1. Eu voto em ti! Sou totalmente a favor de trabalhar menos horas (e melhor) e passar mais tempo de qualidade em casa, com a família ou connosco próprios. Mas infelizmente o país anda ao contrário... A foto é fantástica :)

    ResponderEliminar
  2. Nem de propósito. Hoje terminei o horário reduzido.Sabia-me tão bem poder ir buscar a minha pequenina uma hora mais cedo...Eu também gostava de, nesta fase, poder trabalhar só as tardes ou só as manhãs. É que o tempo voa e eles crescem tão rápido...
    As melhoras da tua menina!

    ResponderEliminar