terça-feira, 5 de março de 2013

Na cozinha

No fim de semana tentei fazer pastéis de nata pela 1ª vez. Sempre pensei que devia ser uma receita do arco da velha, dificílima de fazer e nunca me dei ao trabalho de ver sequer a receita.
Outro dia no meio do meu livro de receitas encontrei uma página de uma revista qualquer com essa receita e as fotos tinham um ar tão irresístivel que acabei por ler a receita e pensei "SÓ ISTOOOOO ? MAS É FACILÍMO !! "; arregaço logo as mangas, chamo a minha ajudante de cozinha e lá começamos a fazer os nossos pastéis de nata; de facto é muito fácil mas acho que a temperatura que sugerem na receita é demasiado baixa ( 180ºC ), o que aconteceu é que o creme ficou demasiado cozido e não chegaram a ficar tostadinhos ... parecia mais uma queijada, mas estavam bons na mesma e comeu-se tudo num instante :p
Alguém tem Aquela receita de pastéis de nata fácil e que não falha ? 
 

 
 
Já agora deixo aqui a receita que usei :
 
- 1 embalagem de massa folhada
- 2 pacotes de natas
- 8 colheres de açucar
- 8 gemas
 
Forrar as forminhas com a massa folhada.
Misturar as gemas com o açucar e as natas, levar ao lume em banho maria até o preparado engrossar ( demora um bocadinho ), quando o recheio estiver cremoso tira-se do lume e deixa-se arrefecer, depois pôe-se uma ou duas colheres de sopa do creme nas forminhas e vai ao forno.
Na receita sugerem aquecer o forno a 180ºC  mas na minha opinião, como o creme já foi cozinhado em banho maria, é preferível pôr a temperatura bastante mais alta para tostar por cima e o suficiente para cozer a massa.
O que é que acham ?
 

6 comentários:

  1. Eu já fiz e ficaram boas, usei esta receita:
    http://paracozinhar.blogspot.pt/2011/07/pasteis-de-nata.html

    mas as tuas estão com muito bom aspecto:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana !
      A receita é um pouco mais complexa do que a minha e o resultado assim à vista não parece muito diferente, mas lá está a temperatura do forno é mais alta o que fez com que os pastéis ficassem mais tostadinhos.

      Eliminar
  2. Os boos de arroz ficaram muito bons:)

    ResponderEliminar
  3. os que eu fiz também ficaram assim mais para o branquinho. Acontece-me o mesmo com a tarte de pastel de nata. Deve ser mesmo do forno. Mas...o que importa é que ficam bons na mesma! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma receita, que ainda não experimentei, em que o creme não vai ao lume. É muito simples de fazer.
    6gemas, 6dl de natas, 1 limão, 1c.(sopa) de maisena(opcional), 250g de massa folhada.
    misture muito bem as gemas, as natas e a raspa de limão, fazendo um creme. Junte o açucar, mexendo. Se gostar deles menos cremosos, adicione a colher de sopa de maisena.
    Depois é só rechear a massa folhada e levar ao forno até ficarem dourados. Para finalizar, ligar o grill para "queimar". :)

    ResponderEliminar
  5. Essa receita também me parece muito interessante ( e fácil como convém ) além disso leva limão que eu não pus nesta receita e que faz toda a diferença ...
    Obrigada Maria :)

    ResponderEliminar