sexta-feira, 31 de maio de 2013

E a propósito ...

Evitemos a morte em doses suaves

Morre lentamente

quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo...

Morre lentamente

quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajectos,
quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor
ou não conversa com quem não conhece...

Morre lentamente

quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco
e os pontos sobre os "is"em detrimento de um redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente

quem não vira a mesa
quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,
quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente,

quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.

Morre lentamente,

quem abandona um projecto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,

recordando sempre que estar vivo exige
um esforço muito maior que o simples facto de respirar.
Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.



Pablo Neruda

 
Um poema maravilhoso que conheci através do José
 
 
imagem via
 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Será ?

Nunca fui uma pessoa que me questionasse muito sobre quem sou, o que faço, para onde vou ... a verdade é que a vida tem-me corrido bem , sem grandes sobressaltos; as coisas vão acontecendo, vou tomando as minhas decisões e não há assim nada de que me tenha arrependido muito.
No entanto de há um ano para cá, com a doença do meu pai e o colégio onde eu e o meu marido trabalhamos ( e que é um negócio de família ) a cair a pique , tenho-me questionado bastante sobre quem sou, o que faço e para onde vou ...
O que a doença do meu pai me ensinou, e que eu noto uma diferença brutal na maneira como lido com tudo o resto, é a relativizar. Se fosse antes, a ideia de eu e o meu marido perdermos o emprego, simplesmente faria com que ficasse absolutamente aterrorizada; curiosamente sinto uma tranquilidade que nestas circunstâncias é mesmo muito estranha ... parece que "secretamente " até quero que aconteça para mudar de rumo, embora ainda não saiba muito bem por onde ir...
Não é que eu não goste daquilo que faço, mas sinto que está a ser-me dada a oportunidade de mudar e viver mais segundo os meus parâmetros e não os que a sociedade convencionou como normais a seguir.
O velho provérbio que diz que "quando se fecha uma porta abre-se uma janela" tem muito de verdade; acho que é nas adversiadades em que tudo o que construimos começa a ruir que começamos a questionar-nos e a sermos obrigados a pensar num plano B e a sair da nossa zona de conforto; é aqui que temos oportunidade de saber quem realmente somos e o que queremos; a resposta nunca é clara, até porque acredito que estamos em constante crescimento e transformação, mas, como já aqui foi comentado esta é a altura de seguirmos os nossos sonhos .
O meu sonho por ser tão simples parece quase utópico ... mas nele falarei num outro post :)


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Por lá

Os primeiros morangos a saber mesmo a morangos; as primeiras flores de maracujá, que nos recordam as tardes quentes de verão a comer uma bela fatia de tarte; as lindas cores das flores das ervilheiras e as robustas couves que vão encher a panela da sopa e  alimentar as nossas barriguinhas !
E o melhor de tudo, o amor que o meu sogro deposita em cada semente e cada plantinha que brota daquela terra :)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Coisas da maternidade

 Sabem aqueles momentos em que repentinamente tudo pára ?
Outro dia ao olhar para as minhas filhas tive um desses momentos ... 1º  senti que levei um balde de realidade pela cabeça abaixo e apercebi-me como nunca me tinha apercebido, nem no momento em que elas nasceram, que eu sou mãe, EU sou mãe ... senti um arrebatamento tão grande, um amor tão imenso por aquelas duas meninas  que mais do que a felicidade de ser mãe é ter a felicidade de ter duas filhas exactamente como elas.
É de facto mágico ver uma criança crescer :)
 
 
imagem daqui

domingo, 26 de maio de 2013

Uma experiência religiosa !

A 1ª música que me lembro de ouvir da Dave Matthews Band foi a Crash; foi uma colega canadiana de escola que me emprestou uma cassete com várias músicas e esta estava lá; adorei a música e lembro-me de ficar completamente apaixonada pela voz do cantor. Como não havia internet na altura, nem Fnac's, nem nada que se parecesse, quando recebi a 1ª aparelhagem com leitor de cd's e numa das raras vezes que fui a Lisboa, entrei na antiga Valentim de Carvalho, no Rossio, e qual foi o 1º cd que comprei ? O albúm Crash da Dave Matthews Band claro! Tanto que eu ouvi aquele cd meus deus e, felicidade suprema , não era só aquela música que era fenomenal, todas as outras eram absolutamente perfeitas ! A parte instrumental era irrepreensível, as letras fantásticas e a voz do vocalista encantáva-me ...
Este enamoramento durou uns aninhos, entretanto fui ouvindo outras coisas claro, mas nunca esqueci a banda.
Em 2007 recebo uma das melhores notícias : A banda vinha actuar pela 1ª vez no nosso país ! Nem queria acreditar e não perdi tempo a ir comprar o bilhete !

No dia 25 de Maio de 2007 lá fui eu ao Pavilhão Atlântico; ao entrar fiquei agradavelmente surpreendida por ver que o pavilhão estava cheio ( 18 mil pessoas ) , mas não estava à espera do que viria a seguir ... assim que a banda entrou em palco o público explodiu ( sim, o público português é um bocado exagerado ) mas desta vez a manifestação de alegria e entusiasmo era mesmo genuína pois muitos de nós pensávamos que a banda nunca viria cá; não tinham muitos seguidores e não seria uma aposta segura das promotoras; mas neste caso foi uma aposta mais que ganha, o concerto foi absolutamente incrível !
Foram quase três horas de pura magia, a banda e o público alimentavam-se mutuamente de uma energia avassaladora e digo-vos que foi uma experiência memorável, acho que ninguém queria que aquela noite acabasse ...
O concerto foi tão especial, que meses depois a banda lançou em cd o concerto ao vivo, no que viria a ser o 1º fora dos Estados Unidos de uma série de concertos que a banda já vinha a editar, o Live Trax 10 !
Podia passar aqui o resto da noite a falar no quanto admiro a banda e no quanto ela me trouxe, graças a ela conheci pessoas fantásticas, das quais sou hoje muito amiga.

Por tudo " Obrigada very very much " - Dave Matthews



05.25.2007 Pavilion Atlantico, Lisbon, Portugal was the second European stop for Dave Matthews Band earlier this spring. DMB played their hearts out for almost three hours (longest show in 2007) to an ecstatic crowd of 18,000, most of whom were seeing their very first Dave Matthews Band show!
The chemistry between DMB and the audience in Portugal was very apparent to those in attendance and definitely translates into the live recording. Dave praised the voracious Lisbon crowd as being “unbelievable” and “amazing…like tuning into a soccer match.”! Dave Matthews Band delivered a smashing performance in Lisbon, Portugal that deserves release as the special tenth volume Live Trax!

* se carregarem no link poderão ouvir parte do alinhamento e sentir a energia de que vos falo ;)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pretty Flowers

O ano passado quando fui à Guarda, reparei que, um pouco por todo o lado, se viam imensos arbustos repletos de cachos exuberantes de flores, que alternavam entre o branco e a chamada cor de vinho, embora a mais comum fosse mesmo a lilás que é precisamente a cor que dá nome a estas flores maravilhosas: os lilases.
Os lilases fazem uns arranjos lindos e além disso têm também uma fragância muito agradável; não sei porque é que cá para baixo ( zona de Sintra / Lisboa ) quase não se vêem estas plantas ...
Da próxima vez que fôr a uma centro de jardinagem vou ver se há e se o preço é acessível para levar lá para o meu secret place ;)
 
 


 
 
Imagens via pinterest

 


segunda-feira, 20 de maio de 2013

My work

Convido quem passa por aqui a conhecerem um pouco melhor o trabalho que tenho vindo a realizar.
Podem ver as minhas caixinhas no blogue Macaquinhos no sotão e também no Facebook.
Espero que gostem ! Gostaria muito de ouvir as vossas opiniões por favor não se acanhem ;)
 
 
 
Para qualquer esclarecimento ou encomenda por favor enviem mail para : dulcepedroso76@hotmail.com

domingo, 19 de maio de 2013

World Baking Day

 
 
Nada melhor do que celebrar este dia com o velho e bom bolo de iogurte ! Este foi a minha filhota mais velha que o fez integralmente ( eu só o coloquei no forno ), tenho cá para mim que ainda vai ser uma grande pasteleira, ao contrário de mim, que embora adore fazer bolos nem sempre me saem bem, mesmo seguindo a receita à risca :p
Mas o mais importante é mesmo o prazer que eu retiro em fazer bolos e dos momentos de cumplicidade que partilho com a minha filha, e mesmo que o aspecto nem sempre corresponda ao da receita original o sabor é o que acaba por ser o mais importante no fim de contas !



E já que estamos a celebrar este dia e, indo ao encontro da ideia do Felicidário, para mim Felicidade é fazer um bolo !
 Por isso vou partilhar aqui as receitas que vi por essa blogosfera e que adoptei e passaram a ser os bolos cá de casa e que sem dúvida muitas vezes têm sido os condutores de pura felicidade entre amigos e família :)
 
A 1ª vez que saí da minha zona de conforto, e me atrevi a fazer um bolo diferente do bolo de iogurte, foi depois de ver esta receita neste blogue que eu admiro muito, penso mesmo que , o facto de ser tão fácil e sair sempre bem fez com que eu ganhasse alguma confiança e me aventura-se noutras receitas.
Este bolo costumo-o fazer mais em ocasiões especiais, seja um jantar com amigos ou para celebrar uma data festiva , servido simples, polvilhado com icing sugar ou acompanhado com 2 ou três morangos e uma bola de gelado, e recebe sempre imensos elogios ;)


The Winning Hearts and Minds Cake

 
Aconselho mesmo uma visita ao blogue da Diana - In the Mood for Food -  que tem sempre receitas simples, reconfortantes e com imagens lindíssimas !
 
 
Outra receita que vi recentemente e que fizemos muitas vezes naquelas tardes chuvosas foi esta dos palmiers de laranja do blogue Ananás e Hortelã
 
 
 
Finalmente uma receita que achei estranha mas que já adoptei, pois fica com um sabor delicioso, foi o do bolo de laranja feito no liquidificador ( já não me lembro foi de onde retirei a receita ).
 
 
 
Have a sweet and wonderful baking day !!
 
 
 
imagem daqui
 
(que a propósito é um projecto muito giro !)
 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Tenho cá um pressentimento ...

... que ando a ser observada ...









 
 
...
 
 
 
 
porque às vezes rir é mesmo o melhor remédio ... e o que nós nos rimos com estas parvoíces :)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Cá estão !

Estes são os outros tesouros que estavam dentro do saco: uma linda travessa e dois pratos.
O curioso é que embora à 1ª vista pareçam os conhecidos pratos com o cavalinho, se olharmos com mais atenção verificamos que a indumentária das pessoas e a cidade que se vislumbra é oriental.
Através do selo impresso atrás tentei descobrir qual a origem da loiça e quem sabe um pouco mais da sua história, mas a única coisa que descobri é que estas peças são provenientes de uma fábrica holandesa fundada em 1827, a Petrus Regout e estas peças pertencem justamente à coleção Orient.
Estou felicíssima por acolher mais estas lindas peças carregadas de história cá em casa !

 
 




segunda-feira, 13 de maio de 2013

É Natal é Natal !

Outro dia quando a minha mãe andava nas suas arrumações descobriu um saco mas não se lembrava do que tinha guardado lá dentro, qual não foi a sua surpresa quando ao abri-lo descobriu estas relíquias lá do Marmeleiro !
 No dia seguinte quando lá cheguei a minha mãe surpreendeu-me com esta maravilhosa surpresa. Também já não me lembrava de termos trazido estas peças anos antes numas férias; fiquei tão feliz :)
 
Pertenciam à mãe do meu sogro e estão em perfeito estado de conservação.
 
A 1ª peça sei que era utilizada para pôr a escova, o pente e o espelho
 


A peça que se segue também é lindíssima mas não sei para que era utilizada.
 
Alguém sabe ? Gostaria muito de saber.



 
Amanhã mostro os outros tesouros que estavam dentro do saco ;)
 
 
 

sábado, 11 de maio de 2013

Vejam só

Acho que é a 1ª vez em tantos anos que sai uma coisa no happy meal que  eu ( atenção eu disse eu e não elas ) acho graça.
Eu sei que eles tentam ir ao encontro dos gostos das crianças e incluir bonequinhos que estejam na moda e que sejam populares, mas a maior parte das vezes são uma verdadeira desilusão e acho que com o poder que eles têm bem podiam canalizá-lo e oferecer no happy meal pequenos brinquedos, didácticos e estimulantes ...
Ontem por exemplo saíu esta mini estufa com autocolantes para adornar a estufazinha e sementes ( não dizem é do que são ) e eu achei verdadeiramente adorável.
É verdade que eles criaram a Fundação Ronald McDonald que oferece um apoio notável aos familiares das crianças hospitalizadas e isso é de louvar, mas repito que com o poder que eles têm e sendo uma das marcas mais atractivas e de referência para a maioria das crianças deviam tentar veincular outro tipo de mensagem que não a do consumismo e introduzir outro tipo de brinde ...
Enfim isto só sou eu para aqui a divagar ...  O que é que vocês acham ?
 
 
 

 
 
E passado 15 dias ...
 
 
Basicamente é isto ... e continuo sem saber que plantinhas são estas ... Marijuana acho que não é ;)
 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ramalhete

Quando era pequenina ia todos os anos com os meus amigos ao " ramalhete ", que só mais tarde soube que era o mesmo que a Espiga; além do trigo, dos malmequeres, das papoilas e do raminho de oliveira, apanhávamos ainda folhas de nogueira e de nespereira, mas não me lembro se estas folhas tinham alguma simbologia.
A partir da adolescência nunca mais fui ao ramalhete e durante muitos anos deixei de ligar a este dia, só mais recentemente é que o dia da Espiga voltou a ser lembrado pois a minha sogra gostava muito deste dia e fazia sempre questão de ir à espiga, desde que ela faleceu o meu marido neste dia gosta de comprar um raminho para ter lá no colégio, mas este ano pensámos que em vez de comprarmos era mais giro irmos à espiga com as miúdas e assim fizémos, no final do dia, depois de irmos buscar a mais velha à escola, rumámos em direcção à zona de Janas, pois lembro-me de ver ali campos de trigo.
 
 
Mas esses campos deixaram de ser cultivados e não encontramos espigas em lado nenhum, mas não demos o tempo por mal gasto, foi muito divertido andarmos no meio de um prado tão bonito e cheio de flores !
 




 

 
Viemos para casa sem ramalhete mas " não há espiga " ;)
 
 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quinta Pedagógica dos Olivais

 
No domingo estava um dia tão bonito que decidimos ir passear à Quinta Pedagógica dos Olivais, a mais velha já conhecia mas a pequenina não, então foi a 1ª vez que ela viu alguns animais da quinta assim tão pertinho e ficou encantada, e eu também de a ver tão feliz !
Se por um lado sentia curiosidade em aproximar-se das vacas, do burro ou do cavalo por outro ficava com medo por serem animais tão grandes.
Como estamos na Primavera, há alguns bébés como este cordeirinho, a cabra e os coelhinhos.
É realmente um programa interessante para se fazer com as crianças pois a maioria nunca viu estes animais ao vivo; apesar da Quinta ficar no meio da cidade é um espaço tranquilo, muito bem organizado e bastante agradável para se passear e fazer um piquenique ( falta-lhe apenas uma cafetaria ) e aos fins de semana realizam workshops muito giros para a pequenada.
Além dos animais têm ainda uma horta e um pomar onde os gansos ao fim da tarde andam à procura de bichinhos.
Agora com o horário de Verão a Quinta fecha às 19h., nós quando já estávamos de saída, decidimos comprar um gelado a um senhor muito castiço que estava a vender gelados ao portão e voltamos a entrar para comermos o gelado tranquilamente à sombra; eram 18.30 e já não havia quase ninguém na Quinta, a luz do sol poente sobre o pomar, a tranquilidade que se sentia naquele momento fez-nos sentir mesmo bem, voltamos a dar uma volta pela Quinta enquanto terminávamos o gelado e saímos com muita vontade de regressar em breve.
 
 
 
 





 



 
Ah é verdade ! Se pedirem um gelado não começem com aquelas mariquices de quererem um bola de morango e outra de baunilha " Epá  já viu a tabalhêra quisso dá ? ir buscar uma bola de morango, opois uma bola de chocolate, assim é mais prático tá a comprender ? "
......................... oi ? ............................. ok pode ser ;)
E verdade seja dita as doses são muito generosas, em vez de uma bola punha duas ou três