quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ramalhete

Quando era pequenina ia todos os anos com os meus amigos ao " ramalhete ", que só mais tarde soube que era o mesmo que a Espiga; além do trigo, dos malmequeres, das papoilas e do raminho de oliveira, apanhávamos ainda folhas de nogueira e de nespereira, mas não me lembro se estas folhas tinham alguma simbologia.
A partir da adolescência nunca mais fui ao ramalhete e durante muitos anos deixei de ligar a este dia, só mais recentemente é que o dia da Espiga voltou a ser lembrado pois a minha sogra gostava muito deste dia e fazia sempre questão de ir à espiga, desde que ela faleceu o meu marido neste dia gosta de comprar um raminho para ter lá no colégio, mas este ano pensámos que em vez de comprarmos era mais giro irmos à espiga com as miúdas e assim fizémos, no final do dia, depois de irmos buscar a mais velha à escola, rumámos em direcção à zona de Janas, pois lembro-me de ver ali campos de trigo.
 
 
Mas esses campos deixaram de ser cultivados e não encontramos espigas em lado nenhum, mas não demos o tempo por mal gasto, foi muito divertido andarmos no meio de um prado tão bonito e cheio de flores !
 




 

 
Viemos para casa sem ramalhete mas " não há espiga " ;)
 
 

2 comentários: