sábado, 27 de dezembro de 2014

A vida acontece

O Natal é assim uma espécie de portal mágico, onde por alguns dias vivo quase numa realidade paralela entre luzes, música e os sorrisos das minhas filhas; embrulho as preocupações e as tristezas e guardo-as num cantinho pondo a tónica no amor, na alegria e na gratidão de estarmos todos próximos e dou-me o direito de viver esta quadra com tudo a que tenho direito na companhia da minha família.
Podemos não passar a consoada todos juntos, como acontecia em tempos, mas foi uma das coisas que aprendi nestes últimos anos, a aceitar o que não posso mudar e a respeitar as escolhas de cada um. Isto em relação à família, em relação aos "amigos" ainda tenho de aprender a gerir as expectativas, a não insistir, a deixar ir ...
Agora, depois dos presentes desembrulhados, arruma-se a casa e naturalmente damos por nós a reflectir sobre o ano que está quase a terminar; no que aconteceu de bom e menos bom, no que gostaríamos que tivesse acontecido e não aconteceu e no que queremos mudar.
Olhando para trás parece que não aconteceu nada, não viajei, não corro, não tenho uma vida social intensa e parece que a minha vida é um marasmo; as perspectivas para o novo ano nesse aspecto não são muito animadoras, não vou viajar, não vou começar a correr e desconfio que a minha vida social vá continuar practicamente na mesma ;)
Mas mais emocionante ou não a vida acontece e tento usufruir das coisas banais do dia a dia mas pelas quais estou tão grata: ver as minhas filhas crescerem; saborear os petiscos que o meu marido faz, rir com as parvoíces que dizemos um ao outro; estar na companhia dos meus pais; conversar com a minha irmã; ler os meus livros; ouvir música; conhecer pessoas novas e passear/ caminhar, que é uma das coisas que mais prazer me dá e que gostava de fazer mais em 2015 ...

6 comentários:

  1. A vida é mesmo assim, Dulce, rotineira... Quando essa rotina se desfaz é porque geralmente algo correu menos bem...Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Val, eu sei disso. Estamos sempre a reclamar que a nossa vida é sempre a mesma coisa mas quando há uma reviravolta normalmente é pelos piores motivos, por isso é que cada vez mais aprecio e valorizo as pequenas grandes coisas :)
      Beijinhos e um ano feliz querida Val :*

      Eliminar
  2. Mas tudo isso é muito bom Dulce. As rotinas são importantes para nos darem paz e confiança. Eu gosto e cada vez aprecio mais esses momentos simples com as pessoas que mais gosto. As desilusões que tenho tido têm servido para me ajudar a ver quem realmente importa. Lembro-me de ter lido algures que "temos amigos por um motivo, amigos de ocasião, e amigos para toda a vida". Confesso que ainda baralho a categoria certa de alguns e de vez em quando tenho surpresas :)
    Um Bom Natal! Bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo contigo Paula, às vezes faz-me falta um bocadinho mais de aventura mas sei que sou uma privilegiada e não me posso queixar :)
      Quanto às amizades vamos vivendo e aprendendo!
      Um excelente ano novo para ti e para os teus Paula
      Beijinhos :*

      Eliminar
  3. Em momentos em que acho que a rotina nos 'engole' faço um esforço para me lembrar que daqui a uns anos é dessas mesmas rotinas que vou ter saudades. Dos mais velhos que repetem a mesma história vezes sem conta, das manias alheias, das traquinices da minha filha, dos almoços de sábado, dos bolos de domingo... enfim, coisas do dia-a-dia. Do coração, espero que 2015 te traga muitas alegrias, mais projectos, mais ideias, mais concretizações e, sempre, muita saúde. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todos nós passamos por momentos assim; mas sem dúvida que quero valorizar cada vez mais esses momentos simples do quotidiano com a minha família, viver mais o presente estando efectivamente presente, e há sempre pequenas coisas que podemos ir introduzindo para quebrar a rotina ;)
      Muito obrigada pelos teus votos e desejo o mesmo a ti e à tua família :*

      Eliminar