terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Janelas e Azulejos - Caldas da Rainha

Apesar do meu marido e filhas já não terem muita paciência para as minhas constantes paragens para fotografar janelas e azulejos, não consigo resistir ao registo dos inúmeros padrões que existem um pouco por todo o país.
Embora haja padrões que se repetem dou-me conta que de facto temos um património a nível de azulejaria fabuloso e muito diversificado e dá-me um grande gozo fotografar alguns exemplares em cada cidade por onde passo.
Depois de fotografar janelas e azulejos em Sesimbra, Setúbal, Ericeira, Tomar e alguns em Lisboa junto agora as fotos que tirei nas Caldas da Rainha.
Uma das particularidades dos muitos azulejos das Caldas é que têm padrões com relevo e cuja proveniência podemos identificar facilmente como sendo da Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro.












Frisos




9 comentários:

  1. Lindos, os azulejos! E é verdade que a nossa tradição de azulejaria é invejável - e inigualável.
    Parabéns pelo blogue, que não conhecia. Gosto de coisas genuínas, feitas e vistas por quem no-las dá, e não recicladas, copiadas, reenviadas "ad aeternum". Tem muito jeito para a fotografia, e vê-se a sua personalidade em cada cantinho deste espaço. E parabéns também pelas caixinhas, que são realmente amorosas. Que pena eu ter falhado o sorteio!
    Um beijinho,
    Miú

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo comentário tão gentil! Volte sempre :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Koklikô
    Belíssimos os azulejos que mostras. Somos um país revestido a azulejo de norte a sul e imbatíveis nesta arte da azulejaria.E se neste "revestimento", as cópias grosseiras são de gosto duvidoso, temos todos os outros, os inimitáveis, que nos tornam únicos nesta arte de trabalhar o azulejo.
    Um bom Natal e feliz Ano Novo para ti e tua família, muito especialmente para as tuas meninas. O Natal é da petizada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Maria Paula :)
      Desejo-lhe a si e à sua família umas boas festas também!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Absolutamente lindos! Impossível não gostar destes azulejos que reflectem a cultura portuguesa! Pena que nas grandes cidades, as câmaras vão autorizando a retirada dos mesmos para dar lugar a fachadas arquitectónicas tão desinteressantes! Gostei do seu blog! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, quando é que vão olhar para os azulejos como sendo património que urge defender antes que seja tarde demais ? ...
      Obrigada Manuela! volte sempre :)

      Eliminar
  5. Gostei muito das fotos :)Temos realmente um património muito rico que devia ser mais protegido. Quantas vezes se vê nas feiras azulejos à venda cuja origem é desconhecida ao mesmo tempo que encontramos prédios com azulejos em falta...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Exactamente ! E sobre isso a Rosa Pomar escreveu este post (http://aervilhacorderosa.com/2014/09/azulejos/ ) que até gerou uma espécie de movimento e sobre o qual também escrevi aqui.
      Beijinhos

      Eliminar