quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pão por Deus vs Halloween

No meu tempo não se ouvia falar no Halloween nem sabíamos o que isso era; no dia 1 de Novembro as crianças iam de porta em porta pedir o Pão por Deus, e a família e os vizinhos davam rebuçados, línguas de gato, beijinhos, broas, nozes e até tremoços e era uma alegria !
Não sei se esta tradição é celebrada em todo o país, nem sei se toda a gente a conhece mas independentemente do carácter religioso ou não que esta tradição possa ter acho que não faz sentido estar a substitui-la por outra que nada tem a ver connosco, que não faz parte da nossa cultura; faz-me lembrar o Carnaval sobre o qual também temos tradições já tão antigas e que nos últimos anos foi completamente travestido por um Carnaval brasileiro.
Mas parece que por cá já toda a gente adotou com grande naturalidade esta festividade e um pouco por todo lado se vêem coisas alusivas a esta data; até nas escolas já se adotou este feriado desprezando por completo uma tradição nacional  já tão antiga em vez de promovê-la...
Lá no Colégio os pais há mais de uma semana que me andam a perguntar se vai haver festa, se é preciso irem mascarados e porque é que ainda não decoramos o Colégio e blá blá blá eu digo que nós não celebramos o Halloween mas sim o Pão por Deus e que os meninos estão a fazer saquinhos para amanhã de manhã irem pedir o Pão por Deus aos vizinhos e à família como é nossa tradição. Os pais riem-se dizem que eles nem sabem o que isso é que só conhecem o Halloween e eu respondo que nos compete a nós transmitir-lhes a nossa história e as nossas tradições ... enfim, sinto que estou a remar contra a maré e até as minhas colegas dizem que é um caso perdido e que eu vou ter que ceder ...
O que é que vocês acham ?
 
 

2 comentários:

  1. este mundo tá perdido :\
    mas...amanhã lá vão os nossos herdeiros de porta em porta, pedir o "pão por Deus" (se o tempo deixar,é claro!)

    ResponderEliminar
  2. concordo contigo, parece-me mais um carnaval fora de horas do que outra coisa. Percebo que os miúdos gostem mas pelo menos podiam festejar as duas coisas.
    Ontem fui ao supermercado comprar uns doces (deviam ser broas caseiras mas o tempo não estica) porque já sei que aqui os miúdos ainda vêm com o saquinho de retalhos pedir Pão por Deus. Mas estamos a falar de uma freguesia rural, penso que nas freguesias mais urbanas do concelho isto já não acontece.

    ResponderEliminar