quarta-feira, 30 de abril de 2014

Spring










É no campo que podemos admirar a Primavera em todo o seu esplendor, mas também nas cidades, aqui e ali, podemos ser arrebatados pela sua presença. Como é o caso destas árvores de cujos ramos pendem estas flores que parecem pompons feitos de papel seda.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Onde estavas no 25 de Abril?

Eu estava aqui


Um hotel maravilhoso com infraestruturas fantásticas para famílias com crianças mas ... guess what? Para não quebrar a tradição a minha filha mais velha adoeceu logo no 1º dia e a seguir fiquei eu doente ... enfim nem vale a pena comentar -_-

Apesar do Hotel ser excelente a sua localização não podia ser pior : Albufeira ... pois... já não ia lá há séculos e eu só dizia : " Como é que é possível? Como é que isto aconteceu?" .
 Um pesadelo urbanístico completamente inadmissível , uma feira popular para inglês ver ( literalmente), um sítio pavoroso onde não faço questão de voltar tão depressa!

Mas o que trago do fim de semana  são sobretudo os campos alentejanos pintados ora de amarelo, ora de roxo ou branco; são os ninhos com as cegonhas e os rebanhos com os cordeirinhos bebés.
O que trago do fim de semana é ter ouvido a banda filarmónica nas ruas de Almodôvar e logo a seguir, saindo de uns altifalantes, a Grândola Vila Morena ... confesso que me emocionei! 



Felizmente que no Algarve há vida para além das Albufeiras e Quarteiras, andando um bocadinho mais para a esquerda ou para a direita, encontramos praias lindas e ainda a Ria Formosa e se formos um bocadinho para o interior restaurantes castiços com comida tradicional, despretenciosa e em português :)


terça-feira, 22 de abril de 2014

Guess who's back ?


Ah pois é, ele voltou e veio acompanhado de um batalhão de amêndoas de chocolate! ... tou lixada ... a Páscoa ainda consegue ser pior que o Natal ! 
Que moral tenho eu para dizer às minhas filhas que não se podem comer muitos doces, porque faz mal e blá blá blá blá se eu ando a alimentar-me de amêndoas de chocolate ??
Eu tento resistir, eu bem tento tirar só uma mas o raio das amêndoas parece que têm um íman e atrás duma vêm logo 10 ...
Como é que é aquela frase?  Faz o que eu digo não faças o que eu faço não é ? ... pois ... shame on me :(

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Por aqui

Amigos, passeios, família e comidinha boa, assim foi o meu fim de semana.


Apanhei uma braçada de madressilvas e espalhei-as pela casa . Adoro o perfume destas flores e a minha casa cheira maravilhosamente bem !


Ontem, literalmente cinco minutos antes do almoço, decidi fazer qualquer coisa para decorar a mesa para o almoço de Páscoa. Só tinha 4 ovos e uns decalques e lembrei-me desta frase que, para quem gosta de Dave Matthews Band, tem muito significado e penso que até é bastante apropriada para esta data.

sábado, 19 de abril de 2014

Páscoa - Last minute DIY

Embora tanto a Páscoa como o Natal sejam festas de cariz religioso,  essa parte passa-me um bocado ao lado e para mim representam apenas uma coisa : a família.
Além da família o que me encanta é toda a parte superficial associada a estas datas : a decoração.
Enquanto que no Natal começo logo desde cedo a pensar na decoração da minha casa, na Páscoa só penso nisso practicamente no dia ... pois, foi o que se passou hoje, comecei a ver algumas sugestões de decoração para esta época festiva e lamentei não lhe ter dedicado alguma atenção.
Ao contrário do Natal, na Páscoa bastam apenas alguns apontamentos para assinalar a data e trazer um pouco de cor para dentro de casa.


Coisas que podia ter feito e não fiz ...



Tanto um como outro são projectos facilmente exequíveis e que dão logo uma graça à casa.

Para decorar ovos existem várias técnicas. Aqui ficam algumas sugestões :












Embora goste de todos os projectos anteriores gostaria de experimentar este onde decalcaria uma palavra em cada ovo que traduzisse o que sinto pela minha família e na importância que eles têm na minha vida.


Seria assim um cruzamento entre a Páscoa e o Thanksgiving :)

Boa Páscoa para todos os que passam por aqui :*




sexta-feira, 18 de abril de 2014

Luxos

Na 6ªfeira passada voltei a trocar os horários para poder usufruir de uma tarde na companhia de uma grande amiga minha, que vive longe e que agora está cá.
Desta vez não houve percalços e aproveitamos para fazer um programinha sobre o qual já falávamos há algum tempo : ir de bicicleta de Cascais ao Guincho.
As bicicletas podem ser requisitadas gratuitamente em vários pontos e não há limite de tempo o que é excelente!
O dia estava bastante agradável; nem muito calor, nem vento ( o que é muito comum para aqueles lados).
E o percurso é muito bonito; a ciclovia é ao longo da estrada principal, de um lado temos o mar do outro campos cobertos de vegetação típica do litoral.
Foi sem dúvida uma tarde muito bem passada e de facto é um luxo ter a possibilidade de trocar o horário e ter tempo para fazer o que quero, estar com pessoas de quem gosto ou simplesmente estar sozinha e em silêncio.
Fiquei com vontade de voltar sozinha, já tinha saudades de andar de bicicleta e é uma actividade onde podemos arejar as ideias e usufruir da natureza ... foi muito bom! Recomendo!





quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dar o 1º passo

Ontem dei o 1º passo. Nem sei bem em direcção a quê ...
Há tantas coisas que gostava de fazer que ultimamente ando a sonhar acordada com um projecto onde me imagino a trabalhar no futuro ( mais um :p )
Foi depois de ler este post que me senti inspirada.
Mandei mail à Câmara Municipal, enviaram-me uns formulários e ontem fui entrega-los.
Agora é só aguardar a resposta ...
Mas depois penso: e se a resposta for favorável, o que é que eu faço? É que eu não tenho experiência absolutamente nenhuma na área ...
Portanto vou pesquisando a ver se aprendo alguma coisa, depois logo se vê ;)




Portanto yesterday was that day !

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Stop this train!

Já estamos a meio de Abril !! O tempo escorre-me entre os dedos e então com esta rajada de efemérides os meses passam ainda mais depressa .
Depois do Natal as coisas acalmaram um pouco lá no Colégio, mas depois veio o dia dos namorados, e o Carnaval, entretanto veio o dia do Pai e agora já estamos na Páscoa e assim que esta acabar chega o dia da Mãe e depois o dia da criança e  por fim ( a cereja no topo do bolo) a festa de final de ano ...
Não tenho feito outra coisa que trabalhinhos para assinalar estas datas ... chiça estou farta!
Parem por favor! Quero sair na próxima paragem !





Aproveito para partilhar o trabalhinho que estou a fazer com os meus meninos; vocês também podem fazer! É muito simples e é uma maneira diferente e mais económica de oferecer as tradicionais amêndoas ou uns ovinhos às crianças da família !
Podem ver o tutorial aqui








segunda-feira, 14 de abril de 2014

Por aqui

Sábado foi dia de disparates atrás de disparates por parte da pimpolha mais nova ... desde dar com ela com a janela da cozinha aberta e a empoleirar-se numa cadeira ( vivemos num 4º andar), a partir o ecran do pc , a entornar o frasco do ambientador em cima dela enfim foi um dia impróprio para cardíacos!
Em contrapartida o domingo foi um dia mais tranquilo (Thank God!), fomos passear até à Fábrica da Pólvora, o espaço é fantástico e estava um lindo dia de Primavera para passear com a família !










quinta-feira, 10 de abril de 2014

Postcards cliché

Como resistir?












As fotografias não fazem justiça à paisagem ... ao vivo é muito mais bonito! Além daquela luz dourada do sol poente sente-se o perfume maravilhosos das glicínias!






terça-feira, 8 de abril de 2014

1 2 3 experiência

Este fim de semana aproveitei para experimentar este batido verde sugerido pela Margarida. Tenho ouvido falar acerca destes batidos um pouco por todo o lado e como a filhota mais velha tem andado adoentada e sem apetite nenhum pensei em experimentar.
Embora as minhas filhas gostem muito de batidos não quis arriscar oferecer-lhes um copo com uma espécie de sopa para beber, então disse-lhes que lhes ia preparar um batido surpresa mas que elas não podiam espreitar antes de provar!
Fiz o batido, tapei-lhes os olhos e elas adoraram, mas quando a mais velha destapou os olhos perguntou logo " Argh ! O que é isto?? " " é fruta" " verde????" "sim. tem kiwi" "não gosto!"" como não gostas se bebeste e disseste que gostavas antes de ver ?" ...... saaaanta paciência -_-
A verdade é que o batido é delicioso, todos adoramos e, não só vamos repetir como experimentar as outras sugestões que a Margarida partilhou !!



Fizemos este :

  • 1 banana
  • 1/2 laranja
  • 2 morangos
  • 1 maçã
  • 2 punhados de espinafres
  • canela
  • 1 colher de sopa de sementes de sésamo
  • 1 copo de água fria
  1. Descasque e corte as frutas; lave os espinafres.
  2. Coloque as frutas e espinafres num liquidificador ou processador de alimentos.
  3. Acrescente a água, canela e sementes.
  4. Misture bem até ficar suave e bem batido. Normalmente 2 ou 3 minutos são suficientes.
  5. Pode ser necessário acrescentar mais água, dependendo de como gostar da consistência.
  6. Beba o batido e coma um punhado de nozes: é um lanche perfeito.
receita e última imagem via

sábado, 5 de abril de 2014

Menos com menos dá mais ?

Nunca fui muito boa a matemática e ainda menos no que diz respeito às relações entre pessoas, mas tenho cá para mim que menos com menos dá menos e mais com mais dá ... mais !
Nenhum homem é uma ilha, queiramos ou não , uns mais que outros, vivemos rodeados de pessoas e inevitavelmente essas pessoas vão influenciar-nos de alguma forma, umas vezes de forma positiva, outra de forma negativa.
Onde eu quero tentar chegar é que as pessoas com quem nós convivemos mais ( família e amigos) são quem tem mais influência nas nossas vidas; são com elas que partilhamos, ideias, emoções e experiências; se temos uma família, ou um grupo de amigos, optimistas, de bem com a vida, dinâmicos, possivelmente nós também teremos mais ou menos esse perfil; se pelo contrário convivemos com pessoas pessimistas e/ou acomodadas talvez a tendência seja seguir a corrente.
É evidente que isto não é regra, cada pessoa tem a sua personalidade, os genes são importantes mas não ditam a forma como as pessoas decidem viver as suas vidas, daí a importância das pessoas que nos rodeiam e da forma como elas acabam por influenciar as nossas vidas para melhor e para pior.
Se temos vontade de fazer uma determinada coisa e encontramos eco na outra pessoa, ou como quem diz " um diz mata outro diz esfola" isso dá-nos força para avançar; se pelo contrário a nossa vontade é devolvida com muitas reticências isso enfraquece-nos, adiamos essa vontade, acomodamo-nos porque não sentimos o empurrão de que precisamos para seguir em frente.
E mais com menos alguém sabe qual é o resultado?











sexta-feira, 4 de abril de 2014

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia internacional do livro infantil



Se há coisa que eu gosto é de literatura infantil, já aqui tinha comentado que mais que as histórias o que verdadeiramente me seduz são as ilustrações! 
Nada contra os personagens da Disney mas só em filme porque em livro não obrigada!
Quando ainda estava a tirar o curso de educadora de infância, tinha uma professora de literatura infantil que nos apresentou livros diferentes daquelas que estávamos habituados a ver, e fiquei apaixonada pelo universo da ilustração infantil. Na altura, na Fábrica da Pólvora, existia um espaço encantador  ( que entretanto se mudou para Óbidos :( ) que se chama Bichinho de conto, lá podíamos encontrar livros infantis de vários países e com ilustrações maravilhosas, vinha sempre deslumbrada de lá e com um ou outro livro nas mãos.
Uma editora que eu adoro e que acho mesmo muito muito boa é a Planeta Tangerina, alia histórias simples, reais e doces com ilustrações espantosas.
A Kalandraka também tem livros bastante interessantes; mas infelizmente o que prolifera um pouco por todo o lado é mais do mesmo género de livros infantis não havendo ainda muita divulgação deste tipo de literatura infantil digamos que mais alternativa.

QUERO!









Pronto, acho melhor parar por aqui ... na verdade quero todos ... mas estes são aqueles que quero mesmo mesmo muito !!





terça-feira, 1 de abril de 2014

Gaivotazita

Era assim que a minha avó paterna nos chamava, a mim e à minha irmã.
Agora no lar, com os seus 91 anos, parece-me um passarinho perdido enfiada no seu cadeirão; fala-me de tempos longínquos e de pessoas que já cá não estão há muitos muitos anos; troca os graus de parentesco todos mas quando lhe pergunto quem sou eu, olha para mim com ar de espanto e responde-me com grande admiração :" És a Dulce! Quem é que havias de ser! Pensas que eu estou pateta? Eu não estou pateta!"
Rio-me "Ai avó avó o que vai nessa cabecinha ? " ... " Piolhos! " diz ela  :)



A velhice pode ser muito triste; o coração bate, o ar ainda entra e sai do peito, mas basicamente é isso ; o corpo já não responde, a mente a maior parte das vezes divaga num passado longínquo, onde a realidade se confunde com a imaginação mas onde , de alguma forma, ela se agarrou para continuar a viver, na casa dela, com as amigas dela, na aldeia dela, na vida que foi dela mas que agora já só existe na sua cabecinha ...
Voa gaivotazita, voa .